Notícias
turisver
Dados da ARAC (Associação Nacional dos Locadores de Veículos) mostram que uma das tendências do setor em novembro, passou pela redução nas aquisições de veículos novos pelo segmento de rent-a-car, que registou 1.825 unidades adquiridas.
Entre os dados disponibilizados pelo Gabinete de Estudos e Estatística da ARAC, destaca-se o aumento gradual na procura por veículos híbridos e elétricos, refletindo uma transição para soluções mais sustentáveis, embora ainda enfrentem barreiras como a insuficiência de infraestrutura de carregamento. Além disso, segmentos como o aluguer de motociclos têm ganhado relevância, especialmente entre empresas de distribuição que buscam maior agilidade e eficiência económica.
Relativamente ao impacto económico do setor de rent-a-car, que é responsável por uma parcela expressiva das aquisições de veículos novos em Portugal, o setor contribuiu, até novembro, para a introdução de 58.790 veículos ligeiros de passageiros, 6.674 veículos comerciais ligeiros e 1.579 motociclos ao mercado nacional, “destacando-se como uma força motriz do mercado automóvel”, sublinha a Associação.
“O Gabinete de Estudos e Estatística da ARAC auxilia as empresas a ajustarem as suas estratégias e a adaptarem-se às novas solicitações do mercado, especialmente no que diz respeito à transição para alternativas ecológicas e à crescente preferência pelo uso em detrimento da posse de veículos”, contribuindo, através dos dados divulgados, para reforçar “a competitividade e o sucesso estratégico das empresas no setor de locação automóvel”, sublinha a ARAC.