Notícias



Duarte Nobre Guedes é o novo presidente da ARAC
turisver


Duarte Nobre Guedes, em representação em representação da H.R.- Aluguer de Automóveis, S.A., detentora da marca HERTZ liderou a única lista candidata às eleições aos órgãos sociais da ARAC para o triénio 2024-2026.

O ato eleitoral, que segundo a Associação teve uma participação “expressiva”, realizou-se na quarta-feira, 18 de setembro, na sede da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos.

Integram também o Conselho da ARAC Nuno Miguel Lima Zigue Santander Consumer Finance – Sucursal em Portugal, que tem a presidência da secção de Aluguer de Longo Prazo; Francisco Farrás Fernandez em representação da SOVIAL – Soc. de Viaturas de Aluguer, Lda, detentora da marca AVIS, que assume a presidência da secção de rent-a-car; Jorge Simões, em representação da RETA – Locação e Gestão de Frotas, SA, que ficou com a presidência da secção do AVM– Aluguer de Veículos de Mercadorias e Veículos de Características Especiais; Carlos Caiado, em representação da JAPRAC, detentora da marca SIXT, que representa a Região Norte; Carlos Sousa, em representação da Cardoso & Sousa, Lda, detentora da marca IBEROCAR, a quem cabe a representação da Região Centro; Isabel Martinez em representação da Europcar Internacional – Aluguer de Aut., S.A., que, detentora das marcas Europcar e Goldcar a operar em Portugal, a qual representa aRegião da Grande Lisboa; Honório Teixeira, em representação da VISACAR, a quem cabe a representação da Região Sul e Luís Rego, em representação da ILHA VERDE, representando as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

José Miguel Queiroga Soares Correia em representação da EPI – Aluguer de Automóveis S/ Condutor, Lda., preside aoConselho Fiscal, o qual tem como vogais José Miguel Vilaverde Pinto Gomes, em representação da Metrorent – Aluguer de Veículos Automóveis, S.A. e Agostinho Diogo em representação da Machado & Monteiro, Lda., detentora da marca RENTAUTO.

Armando Manuel Leite Santos, em representação da Auto Industrial S.A. é o presidente daMesa da Assembleia Geral, tendo como vice- presidente e secretário respetivamente António Jorge Damas das Neves e Rui Santos em representação das empresas TIP TRAILS & ROUTERS IN PORTUGAL, Unipessoal Lda e A. MOITA – Automóveis de Aluguer Sem Condutor, Lda.

O mandato dos Órgãos Sociais da ARAC para o triénio 2024-2026, tem início “num período em que se assiste a um ciclo de crescimento da atividade turística e em que se lançam novos sistemas de mobilidade com o objetivo de melhor a qualidade da vida das pessoas e das cidades”, sublinha a Associação que conta com 49 anos de vida e representa cerca de 96% das empresas de aluguer de veículos sem condutor em Portugal.

No comunicado divulgado, a associação avança que o mandato que agora se inicia “dará continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos, durante os quais a ARAC deu um importante contributo para a reformulação do regime legal do rent-a-car e sharing em benefício das empresas associadas, reforçou o diálogo com o Governo e as entidades públicas, e contribuiu para reforçar a imagem da Associação e da atividade de locação de veículos”.

Correção das distorções existentes face aos restantes países da União Europeia, nomeadamente em matéria de ISV – Imposto sobre Veículos, IUC – Imposto Único de Circulação, o combate ao aluguer clandestino; descarbonização da frota e transição digital, bem como a defesa da competitividade e qualidade do aluguer de automóveis sem condutor, são alguns dos objectivos traçados para o novo mandato.