Notícias



Países em confinamento. Quais as restrições em vigor na Europa?
Jornal Económico sapo


Confinamento não é uma palavra nova, mas os países sabem que quando esta é a única hipótese colocada em cima da mesa é porque algo de grave se passa e as medidas implementadas até então não deram resultado. Vários países da Europa e do resto do mundo estão a recorrer a novas restrições como medida final de proteção dos seus sistemas nacionais de saúde, dos cidadãos e de muitos sectores de atividade económica.

Ao atingir mais de 10 mil casos diários em dois dias da semana passada, Portugal prepara-se para entrar em confinamento já a partir desta semana, sendo apenas mais um país do mundo que teme não conseguir controlar a pandemia após as celebrações do Natal e Ano Novo. O Governo esclareceu que, apesar de ainda não serem conhecidas medidas concretas, o confinamento deverá ser bastante semelhante ao que aconteceu entre março e abril.

Que países estão em ‘lockdown’?

O Reino Unido foi um dos primeiros países a decretar um confinamento, indo já no seu terceiro confinamento generalizado. Perante uma nova variante do vírus, que apresenta uma maior transmissibilidade, o primeiro-ministro Boris Johnson pediu aos cidadãos para evitarem sair de casa ao máximo possível durante as próximas cinco semanas.

Também o País de Gales implementou um confinamento a 20 de dezembro e é esperado que termine a 18 de janeiro, tendo então a duração de três semanas para tentar combater a curva ascendente de infeções. Ainda sem certezas, a primeira-ministra da Escócia anunciou um confinamento até fim do mês de janeiro, enquanto a Irlanda decretou um confinamento de seis semanas, a durar até ao dia 6 de fevereiro.

Na Irlanda, o governo voltou a estabelecer um novo confinamento, com a duração de 38 dias, até ao dia 31 de janeiro. Com a possibilidade de uma extensão do confinamento em cima da mesa, o ex-primeiro-ministro irlandês deixou o aviso ao sector da hospitalidade (restauração e turismo) que podem vir a ficar de portas fechadas até abril.

Outro país em confinamento é a Áustria, que decidiu estender o período de encerramento até ao próximo dia 24 de janeiro. O confinamento na Áustria significa encerrar todos os negócios não essenciais e locais de hospitalidade.

Apesar do confinamento na Dinamarca ter tido o fim marcado para o dia 3 de janeiro, a primeira-ministra decidiu prolongar até ao próximo dia 17 de janeiro, prolongando-o por três semanas. No país nórdico, o confinamento significa encerrar centros comerciais e negócios não essenciais.

A Alemanha é um dos países europeus que está a aplicar um confinamento mais restritivo devido ao contínuo aumento da taxa de infeção. Apesar deste confinamento ter tido o fim marcado para 10 de janeiro, os governantes decidiram estendê-lo até ao último dia de janeiro, com a chanceler a apelar aos cidadãos para ficarem em casa e reduzirem os seus contactos ao máximo. Na Alemanha, todos os negócios não essenciais e as escolas encerraram portas, bem como restaurantes, bares e estabelecimentos de hospitalidade, sendo apenas permitido otake-away.

Também o governo grego decidiu implementar um confinamento restrito, permitindo apenas a reabertura das escolas esta segunda-feira para os alunos não perderem mais aulas. Embora a Grécia tenha permitido a abertura de cabeleireiros, livrarias e igrejas durante o período festivo, durante a primeira semana de janeiro, os estabelecimentos comerciais estiveram de portas encerradas.

Com a terceira vaga em iminência, o governo de Giuseppe Conte decidiu prolongar o confinamento que se fez sentir no período festivo até ao próximo dia 15 de janeiro. Em Itália, só é permitido aos estabelecimentos de restauração trabalharem emtake-away.

Nos Países Baixos, o confinamento que se encontra em vigor deverá durar mais duas semanas, passando o fim de 19 de janeiro para o fim do mês. O primeiro-ministro holandês apontou que a reabertura das escolas é uma das maiores prioridades do governo mas não se consegue comprometer que será possível reabrir estes espaços.

As autoridades polacas estabeleceram que todos os centros comerciais e estâncias de ski do país vão permanecer encerradas até ao dia 17 de fevereiro, sendo que apenas as lojas essenciais e hotéis que sirvam militares e profissionais de saúde podem ficar abertos ao serviço. O confinamento na Polónia começou a 28 de dezembro, após o período festivo.