Notícias



CONSELHEIRO AMBITUR: “A SÓLIDA SITUAÇÃO FINANCEIRA DAS EMPRESAS É UM TRUNFO PARA ULTRAPASSAR ESTA CRISE”
AMBITUR


Os próximos meses de incerteza perante a pandemia da Covid-19 estão a preocupar os profissionais do setor do turismo. Ambitur.pt falou com Luís Alves de Sousa, sócio gerente do Hotel Britania (Hoteis Heritage), que nos deixa as suas perspetivas enquanto Conselheiro Ambitur.

O que os próximos meses poderão significar para o negócio turístico nacional e para as suas empresas?
Como é do conhecimento geral, os próximos meses perspetivam-se fracos e de grande incerteza para o Turismo, em particular para a hotelaria; a permanente sombra da Covid 19, eliminação /suspensão de rotas aéreas, alterações de voos, obrigatoriedade de quarentena, etc… minam a confiança e desincentivam viagens.

Neste contexto, há capacidade de se começar a planear 2021?
Planear neste quadro de incerteza é muito difícil mas ainda assim é obrigatório ter dois ou três cenários que se vão ajustando à medida que novas informações chegam. Há algumas indicações de que o 2º semestre de 2021 poderá ser o início das melhorias e com algum otimismo essas melhorias poderão mesmo chegar mais cedo.

Que cautelas se devem ter em conta na preparação das operações turísticas de 2021?
Ter em conta os timings e condições referidas na resposta anterior, estando muito atento às alterações de cenários.

O estado financeiro das empresas será fundamental para o seu posicionamento futuro; será este um trunfo perante a concorrência?
A sólida situação financeira das empresas é naturalmente um trunfo relevantíssimo para ultrapassar esta crise; quem não dependa de terceiros estará em excelentes condições para responder quando surgirem as oportunidades.

Nota: A Ambitur conta, desde março de 2020, com um conjunto de Conselheiros que partilham connosco as suas visões sobre questões da atualidade no setor do Turismo. Os nossos Conselheiros Ambitur são, neste momento: Jorge Rebelo de Almeida (CEO da Vila Galé), José Theotónio ( presidente da comissão executiva do Pestana Hotel Group), Manuel Proença (presidente do Grupo Hoti Hotéis), Miguel Quintas (CEO do Consolidador.com), Frédéric Frère (CEO da Travelstore), Vítor Filipe (presidente da TQ Travel Quality e ex-presidente da APAVT), Raul Martins (presidente da AHP e do conselho de administração do Grupo Altis), Francisco Teixeira (CEO da Melair Cruzeiros), Luís Alves de Sousa (sócio gerente do Hotel Britania e ex-presidente da AHP), Bernardo Trindade (administrador do PortoBay Hotels & Resorts e ex-secretário de Estado do Turismo), José Lopes (diretor da easyJet em Portugal), Eduardo Jesus (secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira), Francisco Pita (CCO ANA Aeroportos) e José Luís Arnaut (presidente-adjunto da Associação Turismo de Lisboa). Em breve irão juntar-se a este painel mais um conjunto seleto de Conselheiros.