Notícias



Covid-19. PSD quer testes de diagnóstico à entrada dos aeroportos ou viajantes com certificados de exames negativos
EXPRESSO


O deputados sociais-democratas entregaram, esta terça-feira, um projeto de resolução pelo controlo do transporte aéreo que responda à contenção da pandemia e à recuperação do turismo. No documento, o PSD recomenda ao Governo que sejam implementadas duas medidas essenciais para evitar a propagação da covid-19 nos destinos de voo dos viajantes.

A primeira medida de contenção passa pela apresentação de certificado com resultado de teste negativo à COVID-19, realizado nas últimas 48 horas, na origem, cabendo o pagamento ao Estado o reembolso do valor despendido nos exames de diagnóstico. O PSD preconiza ainda a realização de testes de diagnóstico à entrada, nos aeroportos nacionais ou em terminais de cruzeiros para passageiros que, por impossibilidade de realização dos mesmos no seu país de origem, não disponham do comprovativo exigido.

O partido liderado por Rui Rio relembra que “nas últimas semanas, por força da deterioração da situação epidemiológica, a perceção internacional de segurança sanitária do país tem-se, infelizmente, vindo a depauperar”, advertindo que a situação comporta graves riscos para a retoma do país, face os anúncios “provenientes de países que connosco partilham o espaço europeu, da imposição de restrições mais severas para passageiros oriundos de Portugal ou, até, a não permissão de restabelecimento de voos comerciais de aeroportos nacionais”.

“Por força disso, Portugal está cada vez mais isolado no panorama internacional, sendo sujeito a um género de cerca sanitária. Este facto tem reflexos severos num conjunto de atividades económicas, entre as quais, pelo seu peso na riqueza e no emprego, se destaca o turismo, já que este sector de atividade detém no mercado externo o emissor de mais de dois terços da procura turística nacional. Sem este fluxo, em especial em regiões como o Algarve e a Madeira – ambas com elevada especialização no setor – o quadro económico recessivo agudiza-se, como se distingue, desde já, por recursos aos dados mais recentes de evolução do desemprego”, acrescenta o partido em comunicado.

Para o PSD, é fundamental implementar medidas para controlar riscos de transmissão do novo coronavírus, “imperativas nos procedimentos de controlo interno, e por maioria de razão, na contenção na frente externa, designadamente nas fronteiras aéreas e marítimas”.

Na questão da retoma turística internacional, os sociais-democratas sublinham que é necessário o reconhecimento que Portugal é um destino seguro, que adota práticas seguras e que eleva a segurança sanitária. “As empresas fizeram-no através do selo 'Clean and Safe', bem como por recurso a um vasto conjunto de investimentos que levaram os espaços abertos ao público a prepararem-se para uma outra realidade”, refere o PSD, recordando que em audição parlamentar, o presidente do Conselho Executivo da TAL, Antonoaldo Neves, atribuiu o recuo nas reservas da companhia, verificada na última semana, com as recentes notícias do surto no país.