Notícias



Portugal apontado como exemplo em Assembleia Mundial da OMT
TURISVER


Rita Marques apresentou ao Comité Global de Crise da Organização Mundial do Turismo o exemplo português de recuperação pós-pandemia, designadamente o Selo “Clean & Safe”, sendo Portugal o único país da Europa convidado para apresentar na Assembleia Mundial boas práticas no sector nesta fase de retoma.

A secretária de Estado do Turismo explicou, no decorrer da quarta reunião do Comité Global de Crise da OMT, o plano de retoma do sector turístico em Portugal, revelando a importância de uma mensagem positiva e contínua sobre a garantia de segurança e de confiança, consubstanciada por projectos concretos, como é caso a iniciativa “Clean & Safe”. “O nosso compromisso com a segurança foi firmado com o Selo “Clean & Safe”, assevera.

O selo foi lançado pelo Turismo de Portugal a 24 de Abril, a par com diversas acções de formação online e hands-on sobre práticas sanitárias. O reconhecimento válido até Abril de 2021, distingue as actividades relacionadas com o turismo que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19, bem como de outras possíveis infecções.

O selo é 100% digital, gratuito e opcional. Exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da DGS, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das actividades turísticas. Na apresentação, Rita Marques lembrou que foram já emitidos cerca de 8.900 selos até ao momento.

Outro exemplo da liderança de Portugal nos bons exemplos da recuperação do turismo foi o anúncio desta quinta-feira da realização do “The World of Travel Forum”, em Évora, a 5 e 6 de Novembro de 2020. Ler mais [aqui]. A governante portuguesa destacou que “esta é uma oportunidade única de reunir, em Portugal, oradores e participantes de todo o mundo para discutir os desafios e as oportunidades do turismo nos próximos anos”.