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REPORTAGEM: PESTANA APOSTA NA CRIAÇÃO CONTÍNUA DE NOVOS PRODUTOS E CONCEITOS ADEQUADOS ÀS DIFERENTES GERAÇÕES
Ambitur


A Ambitur.pt irá publicar, ao longo das próximas semanas, o resultado de conversas com 25 empresários e profissionais das mais variadas áreas do Turismo, da hotelaria a rent-a-cars, da aviação à distribuição,contando ainda com algumas análises de professores e investigadores. O foco desta reportagem foram os Recursos Humanos, a importância da Formação, a integração das Tecnologias e os desafios que se colocam ao setor. Poderá ler o trabalho na íntegra naedição 328/Março da Ambitur.

Num setor “fortemente impactado pela transformação digital”, Verónica Franco, membro com os pelouros de Recursos Humanos,Business Intelligencee Inovação da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group,não tem dúvidas da necessidade de “antecipação e acompanhamento das tendências em todas as vertentes”.

Para esta responsável, o modelo de negócio já sofreu “uma alteração significativa: há “novos canais de venda online, plataformas digitais, sites e inúmeras apps”, explica. Por isso mesmo, é necessário uma nova forma de atuar no mercado. A gestora considera ser necessária uma “criação contínua de novos produtos e conceitos adequados às diferentes gerações” e, aplicando esta ideia ao Grupo Pestana, a introdução de “novas formas de distribuição e promoção dos nossos mais de 100 hotéis”.

A introdução da tecnologia é, desta forma, “uma clara oportunidade para os profissionais se desenvolverem nas áreas dee-commerce,Revenue ManagementeBussiness Intelligence”, considera Verónica Franco, sustentando esta ideia com o facto de a tecnologia permitir uma “melhor adequação da oferta” e uma “monitorização permanente da satisfação do cliente”, além de permitir ao grupo a “tomada de decisões de forma informada, direcionada e ágil”.

O Grupo Pestana Hotel tem feito o seu caminho, apostando nas novas tecnologias e com “investimentos significativos em ferramentas de ponta que existem num número muito reduzido de empresas em Portugal”.

Para este ano, uma das grandes prioridades do grupo é o lançamento daappPestana: “Permitirá continuar a estreitar a relação com os nossos clientes”, diz a responsável da Comissão Executiva da cadeia. Sendo certo que a tecnologia já alterou o setor, Verónica Franco considera também que este é o ponto de viragem.

As alterações do modelo de negócio e o enfoque na inovação tornam o setor “mais apelativo” para os jovens, conseguindo atrair ainda mais pessoas para a hotelaria: “Os novos modelos de negócio implicam recrutar colaboradores que, até há pouco tempo, não equacionavam o Turismo ou a Hotelaria como uma das saídas profissionais possíveis ou desejáveis”.

Estes novos colaboradores terão “habilitações em sistemas de informação,e-commerce,data analystsou matemáticos”, além de terem “uma responsabilidade acrescida ao nível da sustentabilidade social e ambiental”.

À procura destes novos colaboradores, o grupo tem desempenhado o seu papel, promovendo programas de estágios e projetos com várias universidades para divulgar estas novas áreas. “A recetividade tem sido muito positiva”, sublinha. Para Verónica Franco, os “novos produtos” e “conceitos hoteleiros” que têm surgido no mercado assumem um grande peso na forma como o turismo tem conseguido ser um setor mais atrativo para as gerações mais novas que “apreciam ambientes mais informais”. Também a “alteração do modelo de negócio”, a “transformação digital” ou a “necessidade de inovação” são questões que “contribuem para que este setor seja mais apelativo para os jovens”, acrescenta.

“Competências comportamentais são a chave para o sucesso”

Relativamente aos recursos humanos, a responsável indica que são uma prioridade para o grupo que está “empenhado” na sua valorização, nomeadamente nas “funções tradicionais” da hotelaria que “continuam a ser o centro da nossa atividade”, assim como no “reforço” e “aposta” na captação, formação e retenção de novos talentos.

Neste sentido, Verónica Franco afirma que o grupo mantém o “empenho na integração e valorização” dos quadros, a quem proporcionam “formaçãopermanente de acordo com as suas funções e necessidades”. O “Growing Together” é um dos programas que faz parte do grupo e que permite “identificar e promover a formação de talentos”, através de um “programa completo de imersão em múltiplas áreas, em geografias distintas, oferecendo ao colaborador uma visão 360º do negócio”. A responsável acrescenta ainda que outros programas do grupo “permitem aos nossos profissionais ter experiências internacionais”, fomentando assim a “partilha de experiências interna entre várias regiões”.

O Pestana Hotel Group promove uma “cultura de inovação permanente” que envolve todos os profissionais, de forma a que “se sintam valorizados e livres para dar a sua opinião”. Embora o “comportamento técnico” seja importante para a atividade hoteleira, Verónica Franco considera que as “competências comportamentais” são a chave para o “sucesso e correta integração dos profissionais”. Assim sendo, esta responsável afirma ser “fundamental” que os profissionais “sintam paixão por aquilo que fazem” e que “acreditem que existem inúmeras oportunidades para desenvolver uma carreira de sucesso na hotelaria”.