Notícias



AO MINUTO: Ministros concretizam medidas. Barnier infetado com Covid-19
msn


Portugal vai viver pelo menos 15 dias em estado de emergência. Uma medida "excepcional", nas palavras do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Hoje, em Conselho de Ministros, vão ser aprovadas as medidas que o concretizam. Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Portugal está em estado de emergência desde a meia-noite. O Governo reúne-se, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros para aprovar as medidas que concretizem a execução do decreto do Presidente da República que instituiesta decisão, aprovado pelo Parlamento na quarta-feira, depois de parecer favorável do Executivo de António Costa.

LEIA TAMBÉM:

Mãe e filhos morrem de Covid-19 após jantar em família. Há mais infetados

Ontem à noite, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma declaração ao país onde decretou esta medida, sublinhando aos portugueses que se trata de uma "decisão excepcional". O Estado de Emergência que vigorará durante os próximos 15 dias.

O chefe de Estado deu ainda cinco razões pelas quais este é justificado: solidariedade, prevenção, certeza, contenção e flexibilidade.

Aindadurante a tarde,o Parlamento aprovou a declaração do estado, sem votos contra - votos favoráveis do PS,PSD,PSD,CDS-PP, BE, PAN e do deputado do Chega, André Ventura - depois de um Conselho de Estado realizado por videoconferência.

Já o primeiro-ministro António Costa avisou que a declaração do estado de emergência não terá um "efeito salvífico" e, se tudo correr pelo melhor, a pandemia de Covid-19 terá o pico em meados de abril e poderá terminar no final de maio.

Recorde-se queaDireção-Geral de Saúde (DGS) informou, ao final da manhã de ontem, que,nas últimas 24 horas, foram identificados 194 casos novos deCovid-19, em Portugal.Ao todo,há agora642infetados, sendo que 20 se encontram nos cuidados intensivos.

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências do Covid-19 em Portugal e no Mundo:

11h05 - A Irlanda do Norte teve, esta quinta-feira, a sua primeira morte relacionada com a pandemiado novo coronavírus, noticia a Sky News. O paciente estava internado numa unidade hospitalar da área de Belfast.

11h02 -Angola obriga os cidadãos que estiveram no estrangeiro a cumprir quarentena domiciliar por 14 dias, para prevenir a Covid-19, avisando que quem desrespeitar as regras será levado pelas forças de segurança para centros de quarentena.

10h59 - A União Europeia está a pedir a plataformas de streaming, como a Netflix, que deixem de mostrar os seus conteúdos em alta definição, avança a CNN. Trata-se de uma medida de prevenção com o objetivodeimpedir que a Internet fique comprometida.