Notícias



Governo dá 4 milhões de euros para elétricos
Auto Monitor


Para os automóveis ligeiros de passageiros novo e 100% elétricos, o Governo está disposto a ajudar com um cheque de um valor deaté 3 mil euros(mesmo valor em 2019) por cada aquisição feita por pessoa singular, ou de até 2 mil euros(2.250 euros em 2019) por aquisição empresarial.

Também são contemplados com o cheque do Estado os carros com contrato de locação financeira desde que tenha sido celebrado após 1 de janeiro de 2020 e com a duração mínima de 24 meses, “não sendo aceites outras formas de locação”.Ficam de fora todos os veículos cujo preço seja superior a 62.500 euros.

O apoio será atribuído até um máximo de 700 unidades para pessoas singulares e 300 unidades para pessoas coletivas, “ordenadas de acordo com a data e hora de submissão do pedido de incentivo”.Os automóveis ligeiros de mercadorias 100% elétricos também têm direito a um benefício de 3 mil euros, até um máximo de 300 carros novos introduzidos no mercado.

Já as bicicletas, motociclos de duas rodas e ciclomotores elétricos, bem como as bicicletas de carga têm direito a um incentivo de 50 % do valor de aquisição,até um limite de 350 euros(no máximo serão apoiadas mil unidades). Sem esquecer as bicicletas citadinas convencionais que podem usufruir de até 100 euros de desconto, via o abate na fatura de 10% do preço pago pelo consumidor (está previsto dar benefício a 500 bicicletas).

O Governo indica ainda que a gestão dos incentivos fica a cargo do Fundo Ambiental cuja finalidade é estar na retaguarda das políticas ambientais destinadas ao desenvolvimento sustentável, “contribuindo para o cumprimento dos objetivos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, financiando entidades, atividades ou projetos que cumpram com o objetivo de mitigação às alterações climáticas, entre outros”.