Notícias



8 MILHÕES DE PASSAGEIROS FORAM AFETADOS EM VOOS COM PARTIDA DE PORTUGAL EM 2019
PUBLITURIS


Em 2019, 34% dos voos com partida do nosso país chegaram ao destino com mais de 15 minutos de atraso ou foram cancelados.
Segundo uma análise à aviação em Portugal pela Air Help,cerca de 8 milhões de passageiros foram afetados por atrasos superiores a 15 minutos e mais de 190 mil viajantes viram o seu voo cancelado. Emmédia, os cancelamentos de voos causaram dificuldades a mais de 500 pessoas por dia. Entre o total de passageiros que enfrentaram perturbações em voos, cerca de 270 miltêm direito a compensações financeiras das companhias aéreas, de acordo com o regulamento EC261.
Carolina Becker, especialista em direitos dos passageiros aéreos da AirHelp, comenta:«Embora se tenha verificado uma ligeira melhoria global em termos de performance dos voos, com a redução do número e percentagem de voos com perturbações em 2019,comparativamente a 2018, ainda há um longo caminho a percorrer. No final do ano passado, Portugal evidenciou-se pelos piores motivos, ao registar a maior percentagem de perturbações em voos entre os países da UE».
Relativamente à atividade dos principais aeroportos do país, os Aeroportos João Paulo II e Humberto Delgado apresentam as maiores percentagens de voos com perturbações,com 42% e 39% dos voos, respetivamente, a não cumprirem o horário. Ainda assim,comparando a atividade de 2019 com 2018, Lisboa apresenta a melhoria mais significativa, com uma diminuição de 4 p.p. na percentagem de voos com perturbações.
Analisando as companhias aéreas com maior atividade em Portugal, a AirHelp conclui que a
SATA Air Açores lidera na percentagem de voos com perturbações (41%). A TAP AirPortugal é a única que regista uma melhoria na sua performance: em 2019, 35% dos voos tiveram perturbações, enquanto em 2018 se tinham registado perturbações em 43%. 
Relativamente a passageiros afetados por perturbações, em 2019, a TAP Air Portugal apresenta o maior número: mais de 2,6 milhões de viajantes enfrentaram problemas no voo.Seguem-se a Ryanair, com cerca de 1,7 milhões de pessoas afetadas, a Easyjet, com 714mil, e a SATA Air Açores, com 296 mil.