Notícias
JORNAL DE NEGÓCIOS
Entre as marcas de ligeiros de passageiros mais vendidas em Portugal a Mercedes-Benz e a BMW são as que apresentam um maior peso dos veículos a gasóleo nas suas vendas. E a transição observada no mercado não está a afetar o negócio das duas fabricantes alemãs.
Ainda assim, a gasolina ganhou algum terreno na marca alemã e vale 12,4% das vendas. "Assistimos a uma maior procura por veículos ligeiros passageiros a gasolina, fruto da disponibilização de um novo motor a gasolina com 1,3 litros", indica ao Negócios fonte oficial da marca. "Este é um motor mais eficiente que se adapta muito bem às gamas de entrada", acrescenta.
A marca germânica conta também com modelos híbridos plug-in, que pesam 8% em Portugal.
E a alteração nas preferências dos portugueses não trava as vendas da Mercedes, que regista um crescimento homólogo de 2,4% nos primeiros 11 meses do ano, contrariando a quebra de 2,9% registada no mercado de ligeiros de passageiros.
A BMW é outra das marcas com maior peso - é sexta em Portugal -, e onde o gasóleo é claramente maioritário. Dos 12.655 veículos vendidos até ao final de novembro pela marca bávara, 77,7% tinham motores diesel. Os híbridos plug-in valem 13,4% das vendas, superando a gasolina (5,1%). Os elétricos puros representam 3,8%.
Isto apesar de, refere fonte oficial da fabricante, sentir "um pequeno aumento das motorizações a gasolina e híbridas plug-in em detrimento das motorizações diesel".