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Bruxelas prepara multas de mil milhões à BMW, Daimler e Volkswagen
JORNAL DE NEGÓCIOS
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A Comissão Europeia prepara-se para multar as fabricantes automóveis BMW, Daimler e Volkswagen em até mil milhões de euros cada por cartelização no desenvolvimento de sistemas de redução de emissões poluentes, segundo o jornal alemão Der Spiegel.
A cooperação estratégica entre as fabricantes germânicas não é invulgar, mas as empresas que sejam consideradas culpadas de violar as regras europeias de anti-cartelização podem incorrer em multas até 10% das suas receitas globais. Desta forma, o montante global das multas poderia ascender a cerca de 50 mil milhões de euros.
Contactadas pelo jornal, a BMW escusou-se a comentar o tema, enquanto a Daimler, casa-mãe da Mercedes-Benz, indicou estar a colaborar com as autoridades europeias e que submeteu um pedido para o estatuto de testemunha cooperante. A Volkswagen disse estar a cooperar com as autoridades.
Em setembro do ano passado, a Comissão Europeia anunciou terlançado uma investigação aprofundadaàs três fabricantes alemãs.
"A Comissão Europeia está a investigar se a BMW, a Daimler e a Volkswagen chegaram a acordo para não competirem umas contra as outras no desenvolvimento de sistemas importantes de redução de emissões poluentes em carros a gasolina e diesel", afirmava então a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager (na foto), citada num comunicado de Bruxelas.
Esta investigação aprofundada "foca-se em informação de que a BMW, Daimler, Volkswagen, Audi e Porsche participaram em reuniões nas quais foi discutido o desenvolvimento de tecnologias para reduzir as emissões de gases", lia-se no comunicado.
Na altura, a Daimler indicou ter apresentado uma candidatura ao programa de clemência (leniência), que permite às empresas visadas evitar o pagamento de multas ou ver o seu valor reduzido em troca de informações que levem a Comissão a conseguir provar a violação de regras pelo cartel.
Também o Grupo VW, que inclui a Volkswagen, Audi e Porsche, referiu estar a colaborar na investigação e que se candidatou igualmente ao programa de clemência.
Já a BMW afirmou em comunicado que continuava a apoiar as autoridades europeias e a colaborar com a investigação.
Contactadas pelo jornal, a BMW escusou-se a comentar o tema, enquanto a Daimler, casa-mãe da Mercedes-Benz, indicou estar a colaborar com as autoridades europeias e que submeteu um pedido para o estatuto de testemunha cooperante. A Volkswagen disse estar a cooperar com as autoridades.
Em setembro do ano passado, a Comissão Europeia anunciou terlançado uma investigação aprofundadaàs três fabricantes alemãs.
"A Comissão Europeia está a investigar se a BMW, a Daimler e a Volkswagen chegaram a acordo para não competirem umas contra as outras no desenvolvimento de sistemas importantes de redução de emissões poluentes em carros a gasolina e diesel", afirmava então a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager (na foto), citada num comunicado de Bruxelas.
Esta investigação aprofundada "foca-se em informação de que a BMW, Daimler, Volkswagen, Audi e Porsche participaram em reuniões nas quais foi discutido o desenvolvimento de tecnologias para reduzir as emissões de gases", lia-se no comunicado.
Na altura, a Daimler indicou ter apresentado uma candidatura ao programa de clemência (leniência), que permite às empresas visadas evitar o pagamento de multas ou ver o seu valor reduzido em troca de informações que levem a Comissão a conseguir provar a violação de regras pelo cartel.
Também o Grupo VW, que inclui a Volkswagen, Audi e Porsche, referiu estar a colaborar na investigação e que se candidatou igualmente ao programa de clemência.
Já a BMW afirmou em comunicado que continuava a apoiar as autoridades europeias e a colaborar com a investigação.