Notícias



Governo assina hoje acordo de investimento para novo aeroporto
Jornal Económico sapo


O Governo vai assinar hoje, dia 8 de janeiro, na base aérea do Montijo, o memorando de entendimento com o grupo francês Vinci, detentor da concessão da ANA, para o modelo de financiamento do investimento no novo aeroporto do Montijo e para a ampliação do aeroporto Humberto Delgado.

Segundo diversas fontes ligada ao processo, o investimento deverá rondar cerca de 1,1 mil milhões de euros, sendo integralmente custeado pela Vinci, incluindo não apenas estes dois aeroportos, mas também as infraestruturas de acessibilidades e as indemnizações à Força Aérea para sair da base aérea do Montijo.

Este acordo é assinado, mas as obras no Montijo só poderão avançar depois de uma parecer favorável da APA – Agência Portuguesa do Ambiente sobre o respetivo estudo de impacto ambiental.

No passado domingo, dia 6 de janeiro, Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista Zero, anunciou que vai apresentar à Comissão Europeia uma queixa contra o Estado português, exigindo a realização de uma avaliação ambiental estratégica relativa aos investimentos nestes dois aeroportos da região da Grande Lisboa.

A cerimónia contará com a presença de Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas