Notícias



40% DAS NOVAS EMPRESAS CRIADAS EM 2018 ESTÃO LIGADAS AO TURISMO
Publituris


No ano passado, Portugal assistiu à criação de 45.191 novas empresas e outras organizações, número que representou uma subida de 10,4% face a 2017, com destaque para as actividades ligadas ao Turismo, que representaram cerca de 40% das novas empresas, segundo o Barómetro Informa D&B, que foi divulgado esta segunda-feira, 7 de Janeiro.

O estudo apurou que “o grande impulso vem dos 14,6% de crescimento das actividades ligadas ao turismo”, nomeadamente ao nível dos serviços, mas também das actividades imobiliárias, transportes, construção e alojamento/restauração.

“O ano de 2018 vem reforçar os sinais da iniciativa empreendedora que já se tinham verificado em 2017 e ilustra a forte dinâmica do turismo em Portugal, pois as novas empresas ligadas às actividades turísticas representam uma parte muito significativa deste crescimento”, sublinha Teresa Cardoso de Menezes, directora-geral da Informa D&B.

A nível geográfico, Lisboa voltou a ser o distrito onde se registou um maior número de novas constituições, com 15.798 novas empresas, o que representou um crescimento de 13,7% e que foi responsável “por quase metade do crescimento de novas empresas”, aponta o estudo, segundo o qual “Lisboa, Porto e Setúbal contribuíram com mais de 80% do total do aumento das constituições em 2018”.

A subir estiveram também os encerramentos, numa tendência que se começou a notar a partir de Abril e que foi comum a todos os distritos e sectores, e que fechou o ano com um total de 18.111 empresas encerradas, o que traduz uma subida de 18,6% face a 2017.

Já as novas insolvências continuaram a apresentar uma tendência descendente, ainda que num ritmo menos acelerado, tendo-se contabilizado um total de 2.350 empresas que declararam insolvência em 2018, o que corresponde a uma descida de 12,1% face ao ano anterior.