Notícias



Condução autónoma: Portugal na linha da frente com a Bosch
Eco


Portugal está, desde 2015, envolvido no desenvolvimento do sensor de posicionamento e movimento do veículo - cerca de 25 engenheiros do centro de Tecnologia e Desenvolvimento em Braga foram responsável pelo desenvolvimento de hardware e pelas primeiras amostras funcionais para prova de conceito.

A equipa, que deverá chegar aos cerca de 35 elementos, está atualmente a trabalhar no hardware e software do novo sensor: "Este grupo faz parte de uma grande equipa internacional que desenvolve um sensor de posicionamento que atende a todos os requisitos automotivos - ser seguro, fiável, preciso e competitivo em termos de custo. O sensor de movimento e posicionamento do veículo permitirá que o carro autónomo saiba onde está, a qualquer momento e em qualquer lugar, com uma precisão muito maior do que os sistemas de navegação existentes", afirmou Hernâni Correia, Team Leader para o projeto VMPS em Portugal.

Hardware

A Bosch desenvolveu um sensor que permite que veículos autónomos determinem a sua posição de forma precisa. Este novo sensor inclui uma unidade recetora de alta performance para os sinais GNSS, que os veículos autónomos usam para determinar a sua posição absoluta. Os sinais são fiáveis para os sistemas de navegação atuais, mas não para os veículos autónomos. Por isso, a Bosch usa dados de várias fontes e iniciou a joint-venture Sapcorda em 2017. Com a ajuda de uma rede de estações terrestres as posições precisas são conhecidas e consegue-se corrigir a informação de posicionamento do GNSS.

Mas os sinais de GNSS não são a única informação que o sensor de posição e movimento do veículo recebe: graças aos sensores de velocidade das rodas e de ângulo de direção, que são semelhantes ao sentido humano de toque, sabe para onde o veículo se dirige e com que velocidade. Além disso, o sensor de movimento e posição do veículo possui sensores inerciais integrados - comparáveis ​​ao ouvido interno dos humanos. Assim como as pessoas se movimentam com a ajuda de seus sentidos de toque e equilíbrio, o sensor pode usar esses dados para saber qual a direção do veículo.

Software

O sensor de posicionamento e movimento do veículo reúne os sinais de posição GNSS, os dados de correção e as informações dos sensores inerciais, dos sensores de velocidade das rodas e do sensor de ângulo de direção. No entanto, essa informação não é suficiente para a localização exata de veículos autónomos. Para o posicionamento preciso, os dados têm de ser processados por um software inteligente.

Se a ligação por satélite se perder quando o veículo entra num túnel, o sensor de movimento e de posição pode continuar a determinar a posição do veículo durante vários segundos. Entretanto, se o sinal GNSS for interrompido por um período mais longo e não for possível determinar a posição do veículo, o veículo autónomo pode recorrer ao serviço da Bosch para informações de localização.

Serviços

O Bosch Road Signature é um serviço de localização baseado em mapas elaborados através dos sensores de proximidade instalados nos veículos de hoje e de amanhã. A Bosch oferece o serviço de forma integrada e em conjunto com a sua solução de localização baseada em sensores de movimento e posicionamento de veículo. Sensores de vídeo e radar a bordo de veículos em movimento geram um mapa virtual, detetando características ao longo da via como linhas de faixas de rodagem, sinais de trânsito e rails de proteção.

Neste sentido, os sensores de proximidade têm uma grande vantagem, uma vez que - ao contrário das câmaras - podem detetar características da estrada no escuro ou quando a visibilidade é reduzida. O seu alcance de deteção também é maior. Um módulo de comunicação do carro envia os dados relativos à estrada para a cloud, onde a informação é usada ​​para gerar um mapa altamente preciso.

Por sua vez, os veículos autónomos detetam as características da estrada onde circulam e consultam o mapa para ver se os sinais de trânsito ou rails de proteção que eles reconheceram correspondem aos registados na plataforma. Essa comparação permite que os carros determinem com precisão a sua posição na estrada numa escala de centímetros.