Notícias



OMT impulsiona criação de estatísticas para o turismo sustentável
Turisver


Na reunião, o grupo de especialistas trabalhou com estudos piloto centrados na produção de dados fidedignos e comparáveis, com o objectivo de conseguir que a medição do turismo sustentável venha a ser adoptada como terceira norma internacional para as estatísticas de turismo pela Comissão de estatística das Nações Unidas.

Em curso está já a elaboração de um projecto para a normalização dos dados relativos à incidência do turismo sobre a sustentabilidade a nível internacional. Durante a reunião em Madrid, o grupo de trabalho comprometeu-se a documentar, já em 2019, três indicadores de turismo baseados em estatísticas e destinados a monitorizar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e as suas metas.

A Organização Mundial do Turismo é o organismo que esta encarregue desses três indicadores e de coordenar com os países e órgãos das Nações Unidas o desenvolvimento de indicadores relacionados ao turismo. O próximo passo será apresentar o projecto nas reuniões que os órgãos directivos da OMT irão realizar no próximo ano.