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Turismo teve receitas de quase 7 mil milhões de euros
Opção Turismo


No mês em que se assinala o Dia mundial do Turismo, faz sentido analisar sobre o papel que o sector tem desempenhado.

Na rota dos principais destinos europeus, Portugal mantém-se como destino vencedor e no top de preferências de vários mercados internacionais.

Depois de ser alvo de um extenso rol de prémios internacionais, no 1º semestre de 2018, Portugal registou um número total de hóspedes de 9.6 milhões, o que representa um aumento de 2.6% comparativamente ao mesmo período de 2017. Já o indicador das dormidas registou uma evolução muito residual de 0.5%. Contudo, perante este abrandamento, é importante salientar a performance positiva das receitas que não acompanharam a desaceleração das dormidas, tendo verificado um aumento de 14% relativamente ao período homólogo, atingindo os 6.9 mil milhões de euros que reflectem o aumento dos preços no sector turístico.

Em relação aos gastos, durante o primeiro semestre deste ano de 2018, os turistas gastaram uma média diária de 38 milhões de euros, segundo um estudo da Worx..

Certo é que pelas diversas iniciativas de promoção do turismo português a nível internacional, Portugal tem conseguido afirmar-se cada vez mais como destino de qualidade e diversidade em vários segmentos, incluindo o segmento de luxo.

A diversidade de nacionalidades que entram agora no mercado nacional estende-se ao mercado britânico, que ocupa o primeiro lugar, seguido do mercado alemão e francês, que se posicionam no segundo e terceiro lugar respectivamente e elegem o Algarve (30% do total de dormidas) e Lisboa (27% do total de dormidas) como destinos preferenciais.

Tem existido uma aposta dos operadores nacionais em unidades hoteleiras localizadas em destinos com largo potencial de exploração e que contribuem para a valorização do território português.

No 1º semestre de 2018 realizaram-se várias aberturas, nas quais se destacam:

Convento do Seixo Design Hotel & Spa (4*), Vila Galé Collection Braga (4*), Pestana Porto – A Brasileira City Center & Heritage Building (5*), Vila Galé Sintra (4*) e Altis Prata (4*).

Estas novas aberturas são o reflexo na aposta no segmento premium e numa estratégia de diferenciação por parte dos grupos hoteleiros por forma a fazer face a um perfil de turista cada vez mais exigente.

Para além das novas aberturas, várias unidades hoteleiras foram alvo de processos de requalificação, sublinhando cada vez mais esta tendência de desenvolvimento do mercado, que irá permitir a introdução de novos conceitos e reposicionamentos no mercado.

Algumas das requalificações incidem sobre: My Story Hotel Tejo, Ribeira Collection Hotel, Hotel Cruzeiro, The Prime Energize, Grand Hotel Açores Atlântico, Douro 41 Hotel & Spa, Mélia Setúbal, Hotel Infante Sagres.

Focando nas tendências, a consultora aponta para um aumento de desempenho dos principais indicadores turísticos no segundo semestre de 2018. E a aposta em conceitos diferenciadores e nichos de mercado, como o segmento de saúde e wellness, vão também continuar a ser uma das tendências mais fortes do mercado de turismo nacional e irão ser factores determinantes para a diversificação e modernização da oferta.