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GREVES RYANAIR: COMPENSAÇÕES A PASSAGEIROS PODEM ULTRAPASSAR 33 MILHÕES DE EUROS
Ambitur


Este verão tem sido marcado por várias perturbações em voos em toda a Europa, causadas principalmente por cancelamentos ou atrasos provocados por greves. A AirHelp analisou o montante que a Ryanair deveria pagar para compensar os seus passageiros e encoraja quem foi afetado a reivindicar o seu direito à compensação financeira.

Em apenas oito dias de greves, 120.000 passageiros podem ter direito a um valor global de 33 milhões de euros em compensações, no seguimento das perturbações em voos da Ryanair causadas por cancelamentos ou atrasos significativos provocados pelas greves de pessoal.

Passageiros da Ryanair têm direito a compensação

Foi reportado por algunsmediaque a Ryanair informou que “como os cancelamentos de voos foram causados por circunstâncias extraordinárias, não são aplicáveis compensações”. No entanto, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) decidiu este anoque “uma ‘greve selvagem’ de pessoal de uma companhia aérea (…) não constitui uma circunstância extraordinária”.

Bernardo Pinto, Brand Manager e especialista em direitos dos passageiros da AirHelp, afirma: “As decisões do TJUE são vinculativas para todos os tribunais da UE e aplicam-se a todos da mesma forma, incluindo à Ryanair. Os passageiros afetados não se devem deixar enganar pela declaração falsa da Ryanair, pois, atualmente, todas as greves de pessoal das companhias aéreas deixam de ser consideradas circunstâncias extraordinárias, que as isentam da obrigação de compensar financeiramente os passageiros até 600 euros por pessoa.”

“Por isso, a AirHelp aconselha aos viajantes que verifiquem se a perturbação que ocorreu no seu voo lhes dá direito a compensação, mesmo que tenham tido qualquer agendamento de novo voo ou recebido o reembolso do bilhete. Nós estamos aqui para ajudar e, se necessário, podemos ir a tribunal pelos passageiros”, acrescenta.