Notícias



TAP vai lançar 40 novos destinos nos próximos cinco anos
Publituris


Oito novos destinos por ano nos próximos cinco anos é o objectivo que a administração da TAP tem para o seu futuro a médio prazo. “Destinos como Chicago, Washington, Dublin, Telavive e São Francisco são destinos que estão no mapa da TAP e vão ser entregues a partir do ano que vem, ano após ano”. Quem o disse foi Antonoaldo Neves, presidente executivo da TAP no âmbito da apresentação do novo A330neo que vai começar a operar na companhia aérea a partir de Novembro ou Dezembro.


Actualmente a operar em 84 destinos, a companhia aérea de bandeira portuguesa tem como meta “crescer oito destinos por ano nos próximos cinco anos, estamos a falar de 40 destinos a mais e isso é crescimento de empresa de mercado emergente”.


Este aumento de destinos é acompanhado também por um crescimento da companhia em todas as suas áreas, desde a parte de trabalhadores, onde são esperadas 1500 novas contratações nos próximos três anos, ao aumento para 20 milhões de passageiros transportados nos próximos cinco anos.


No que diz respeito à frota, o responsável destaca que existe “uma aspiração enorme de continuar a renovar a nossa frota, são mais de 70 novos aviões até 2025 e isso representa muito mais eficiência que é um tema fundamental para garantir a sustentabilidade da TAP”. As 80 aeronaves perspectivadas no momento da privatização da TAP passaram para 108 aeronaves já encomendadas, mas o presidente da TAP adianta: “Acreditamos que, num futuro não muito distante, podemos chegar a 130 aeronaves e praticamente dobrar a quantidade de passageiros e clientes que a TAP transporta para Portugal e para o mundo”.


No entanto, o responsável considera que a companhia aérea enfrenta dois desafios: pontualidade e formação de pessoal. “Vamos continuar a trabalhar duro com todos e a favor de Portugal para que possamos chegar na pontualidade que o nosso trabalhador e cliente merecem”, garante. Antonoaldo Neves acrescenta ainda que a companhia aérea está a ter a “necessidade de construir máquinas de formação de pessoas, de trabalhadores” para poder ter mais pilotos, comissários de bordo e mecânicos para a manutenção e relembra o “receio enorme de que a TAP ia fazer despedimentos em massa com a privatização” tendo contrato mil funcionários nos últimos três anos mais os que estão previstos para os próximos três.


A330neo

O A330neo fez esta terça-feira, o primeiro de uma série de voos teste por todo o mundo, com as cores da TAP e com elementos de tripulação TAP. O primeiro dos voos desta série trouxe pela primeira vez o A330neo a Lisboa, de onde seguirá para o Rio de Janeiro, regressando à capital portuguesa para voltar a partir, desta feita até S. Paulo, Recife e Miami.

Até ao final do mês de Junho, o A330neo com as cores da TAP prosseguirá o plano de voos de teste numa sequência que o vai levar a Kuala Lumpur, Manila, Jakarta, Bangkok, e Maurícias. Por fim, na última etapa, o novo avião da TAP voa para Nova Deli, Reykjavik, Chicago e Atlanta, concluindo com o regresso à fábrica da Airbus em Toulouse o périplo mundial.