Notícias



Grupo Europcar passa a ser Europcar Mobility Group
Opção Turismo


O Grupo Europcar tem sido o principal fornecedor de aluguer de automóveis da Europa desde há quase 70 anos e um dos principais players no sector da mobilidade. Como empresa de aluguer deautomóveis, a Europcartem vindo, desde há muito tempo, a construir os fundamentos do seu core business – a mobilidade – com base nas tendências de utilização e economia da partilha.

Desde 2014 que a Europcar tem registado um rápido crescimento a nível internacional e empreendido uma transformação profunda, desde logo com a entrada em novos segmentos (low-cost), mas também com a diversificação das suas actividades para além do tradicional de aluguer de automóveis. De especialista no mercado de aluguer de automóveis, o Grupo transformou-se num dos principais fornecedores de soluções de mobilidade a nível global, oferecendo uma ampla gama de serviços: aluguer de automóveis, carrinhas e furgões,chauffeur service,car-sharingecar-sharing peer-to-peer.

Caroline Parot, CEO do Grupo Europcar Mobility, salienta que a tradicional propriedade de um automóvel já não é uma solução adequada para todos em resultado da evolução tecnológica e inovação digital, explicando que hoje existem muitas outras soluções inteligentes e economicamente eficientes para nos deslocarmos de um ponto a outro, e é isto que importa verdadeiramente para as pessoas.

– Perante este enquadramento há uma clara necessidade dos fornecedores de mobilidade global simplificarem a vida das pessoas e o Europcar Mobility Group encontra-se numa posição privilegiada para desempenhar o papel de líder nesta mudança de paradigma. Queremos ser a “Empresa de Serviços de Mobilidade” preferida e oferecer soluções alternativas à propriedade de veículos que sejam atractivas.

Nos últimos anos, a estratégia de crescimento do Grupo tem sido dirigida especificamente através de um conjunto de aquisições, incluindo a Ubeeqo, uma start-up europeia especializada em car-sharing, e a Brunel, um fornecedor de serviços de motorista. Recentemente, o Grupo também comprou a Scooty, uma startup de scooter-sharing.

O Grupo realizou ainda investimentos minoritários na Snappcar, o segundo maior parceiro internacional de car-sharing na Europa, e na Wanderio, uma plataforma multimodal que permite a pesquisa e comparação.

Para além dos investimentos em novas soluções de mobilidade, o Grupo continua a reforçar a sua experiênciacoreno aluguer de veículos, com o objectivo de atender melhor as necessidades de todos os clientes, independentemente do orçamento e da sua utilização. Este compromisso foi reforçado em 2017 com a aquisição da Goldcar, líder em aluguer de automóveis low-cost na Europa, e da Buchbinder, uma das principais líderes de aluguer de veículos na Alemanha.

O nome “Europcar Mobility Group” foi seleccionado como a expressão perfeita dos objectivos do Grupo, tendo em consideração a transformação acelerada pela qual atravessamos e que tem sido impulsionadora da construção de um portfólio de marcas mais rico e diversificado.

– Precisávamos de um nome que reflectisse a transformação do Grupo e os desenvolvimentos que pretendemos empreender no futuro, demonstrando a força do nosso negócio tradicional e da nossa posição número 1 no aluguer de automóveis. Com o nome “Europcar Mobility Group” capitalizamos a marca Europcar e reforçamos o nosso posicionamento no contexto da mobilidade para futuras aquisições, diz Caroline Parot, afirmando que também queremos estimular uma nova mentalidade na empresa: que nossos funcionários se sintam parte de um grupo mais amplo e que está muito bem posicionado para o futuro.

A alteração do nome do Grupo foi aprovada durante a Reunião Anual dos Acionistas do Grupo, realizada em 17 de maio de 2018.

Cada uma das marcas comerciais do “Europcar Mobility Group” será reforçada, e ser-lhes-á atribuído territórios específicos de expressão que potenciem o envolvimento com os seus clientes.

Apesar disso, a alteração não irá substituir a marca comercial Europcar nem qualquer outra marca comercial do Grupo.