Notícias



Barómetro da Europ Assistance apresenta pela 1.ª vez dados sobre Portugal
Ambitur


O Europ Assistance divulgou o barómetro anual da Ipsos sobre férias de verão na Europa, América e Ásia, apresentando pela primeira vez dados sobre Portugal. O 18.º barómetro Europ Assistance, feito pela Ipsos, teve por base uma amostra de 16 mil indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 e mais anos, de 10 países Europeus, EUA, Brasil, Índia e China.

Portugueses planeiam as suas férias

De acordo com o barómetro 59% dos portugueses planeiam as suas férias de verão, sendo que, em média, organizam as férias com quatro meses de antecedência. Ainda de acordo com este estudo, 45% dos cidadãos nacionais fazem férias no país, elegendo, como destinos favoritos Espanha, França e Itália. As viagens de sonho são Nova Iorque, Paris, Londres, Roma e Rio de Janeiro. Quanto à estadia, 44% ficam em hotéis, 31% em casa de familiares e amigos, enquanto 29% optam por alugueres sazonais.

Seguros de Viagem valorizado pelos Portugueses

As coberturas de seguro mais valorizadas são as Despesas Médicas, onde 61% dos inquiridos manifestaram interesse. O repatriamento, nomeadamente, quando o destino é fora da Europa, é igualmente valorizado (41%). Por outro lado, a cobertura de cancelamento de viagem foi também reconhecida (40%).

No que diz respeito aos canais de subscrição de seguros de viagem, o barómetro indica que os portugueses ainda privilegiam a aquisição via Companhia de Seguros (37%) e Agências de Viagem (28%) em detrimento da subscriçãoonline(12%).

Millennials estão a mudar o conceito de férias tradicionais

Um dado interessante e completamente novo neste barómetro diz respeito aosmillennials. Esta geração apresenta hábitos disruptivos face às férias tradicionais. Por exemplo, em vez de hotéis procuram alojamentos alternativos, comohostelsou alojamento local, que lhes permite vivenciar os locais onde se encontram. Este segmento de inquiridos, que vivem conetados, privilegiam a marcação de férias e pesquisa de destinosonline.

O Brexit pode ter impacto na decisão de visitar o Reino Unido

Neste barómetro, 47% dos inquiridos europeus consideram que as medidas de segurança e outras burocracias para entrar no país, em resultado do Brexit, podem ser desmobilizadores. para quem quer lá fazer férias. Entre os portugueses inquiridos (54) demonstraram mais resistência a visitar o Reino Unido nas férias verão.