Notícias



Excesso de Turismo ameaça fechar praias por toda a Ásia
Publituris


Depois de ser conhecido que a praia Maya Bay, nas ilhas Phi Phi, Tailândia, vai encerrar a 1 de Junho, devido ao excesso de Turismo, a Reuters veio esta sexta-feira, 6 de Abril, acrescentar que a Tailândia não é o único país asiático a recorrer a esta medida, já que também as Filipinas vão encerrar a ilha turística de Boracay por um período de seis meses, já a partir de 26 de Abril.

De acordo com a Reuters, a decisão foi tomada depois de o presidente do país ter classificado a ilha, uma das mais turísticas do país, que recebeu mais de dois milhões de turistas em 2017, como um “esgoto”, devido à pressão exercida pelos resorts existentes no local.

“Boracay não é o primeiro nem será o último encerramento”, considera Brian King, reitor associado da Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade Politécnica de Hong Kong, citado pela Reuters, alertando para a urgência da intervenção em algumas zonas turísticas na Ásia, como é também o caso da ilha de Bali, na Indonésia, que, no ano passado recebeu 5,5 milhões de turistas.

De acordo com os especialistas, os problemas têm vindo a agravar-se, especialmente a nível ambiental, à medida que o Turismo cresce na região asiática, com os mercados chinês e sul-coreano a serem apontados como os grandes responsáveis pelas enchentes que se têm registado nos últimos anos.

“As condições ambientais em Bali estão, actualmente, incrivelmente degradadas”, alerta o Indonesian Forum for Environment, uma organização não governamental, que tem vindo a denunciar os excessos na construção de empreendimentos turísticos na ilha.

Phuket, na Tailândia, é outro dos destinos onde a pressão turística não pára de aumentar, como provam as várias intervenções no aeroporto local, com o objectivo de aumentar a capacidade para receber passageiros, mas cujas autoridades estão já a trabalhar numa estratégia que permita distribuir os turistas pelos destinos menos conhecidos do país.

“A nossa política é tentar distribuir o Turismo”, desde Phuket para “destinos secundários menos conhecidos”, afirmou à Reuters Kanokkittika Kritwutikon, responsável da delegação de Phuket da Autoridade de Turismo da Tailândia.

“Além dos turistas que chegam de avião a Phuket, também temos barcos, incluindo cruzeiros. É possível imaginar quantos turistas vêm a Phuket”, acrescenta o responsável.

Apesar do encerramento de praias e estâncias turísticas não ser comum, também não é uma novidade, uma vez que, já em 2004, as autoridades da Malásia ordenaram o encerramento de todos os hotéis da ilha de Sipadan, com o objectivo de proteger o ecossistema local, passando a restringir o número de visitantes permitidos.

Mas o encerramento destes locais com maior pressão turística, por si só, não resolve o problema, pois como refere Matt Gebbie analista da consultora de Turismo Horwath HTL Indonesia, “não é possível recuperar os recifes de coral e as praias com maior erosão em seis meses”, defendendo uma protecção pro-activa para garantir a sustentabilidade a longo prazo destes destinos.