Notícias



FITUR destaca presença portuguesa na edição de 2018
Publituris


Em comunicado, a FITUR destaca que uma das grandes atracções da feira será o stand da Associação de Empresas de Vinho do Porto. De acordo com a directora executiva desta associação, Isabel Marrana, “Portugal é um país com fortes tradições vitivinícolas. O enoturismo é muito importante na promoção dos vinhos portugueses e tem um papel decisivo para impulsionar o turismo português. No que respeita ao Vinho do Porto, as Caves localizadas em Vila Nova de Gaia receberam mais de um milhão de turistas em 2016. Em 2017, estima-se que chegarão a 1,5 milhões de visitas, o que representa uma elevada percentagem dos turistas que visitam a cidade do Porto e o norte de Portugal”.

Relembrando os números obtidos em 2016, ano em que Portugal superou pela primeira vez a barreira dos 10 milhões de visitantes e as receitas provenientes do sector turístico ascenderam a cerca de 10% do PIB do país, a FITUR acredita que o “interesse dos espanhóis por Portugal continua a crescer rapidamente”. Em 2016, o território português contabilizou 300.000 turistas a mais, chegando a um total de 1,7 milhões de visitantes desta nacionalidade hospedados em hotéis e quatro milhões de dormidas.

FITUR e a tecnologia 5G
Outra das grandes novidades da FITUR será a apresentação de protótipos 5G de aplicação no sector turístico, como resultado do trabalho de investigação e desenvolvimento que está a ser realizado, IFEMA LAB 5G, implementado pela IFEMA e pela 5TONIC no mês de Setembro, que servirá de prelúdio para conhecer as possibilidades que oferece esta tecnologia inovadora que transformará completamente a forma de vivenciar o turismo e a sua gestão num ambiente de feira, bem como o acesso a serviços de comunicação, de dados e de informática praticamente ilimitados em tempo real.

Alguns dos protótipos que serão vistos na FITUR 2018 serão baseados em aplicações como a “Feira aumentada”; a “Viagem no tempo”, que permitirá aceder a todas as sessões da feira em tempo real e diferido; o “Tradutor”, um intérprete multilingue em tempo real acessível a todos os participantes da feira, e o “teleport”, um serviço de teleconferência imersiva em três dimensões

Nesta mesma linha, tal como acontece todos os anos, o certame continuará com as áreas da FiturtechY e os seus quatro fóruns especializados em sustentabilidade, negócios, futuro e destinos, bem como com a FITUR KNOW-HOW & EXPORT, que oferecerá às empresas turísticas espanholas a possibilidade de demonstrarem o seu potencial, conhecimentos, serviços e produtos turísticos aos compradores de outros mercados internacionais. Além de tudo isto, terá também lugar o Investour, Fórum de Investimentos e Negócios Turísticos em África.