Notícias



Autoeuropa: Comissão de trabalhadores rejeita novos horários e convoca plenários
Jornal de Negócios


A comissão de trabalhadores da Autoeuropa veio a público dizer que rejeita a decisão da administração de impor o trabalho ao sábado a partir do final de Janeiro.

"A comissão de trabalhadores rejeita por completo esta decisão da administração, pois entende que deverá ser retomado o processo negocial", pode ler-se no comunicado da CT divulgado esta terça-feira, 12 de Dezembro.

"Neste sentido, a CT, e também a pedido dos trabalhadores, convoca plenários para o próximo dia 20 de Dezembro", diz o documento assinado pelos diversos membros da CT, cujo coordenador é Fernando Gonçalves.

Nestes plenários vão discutidos a "situação da empresa e exigência de nova negociação", assim como a "apresentação do caderno reinvidicativo".

A CT destaca que as condições agora impostas pela administração são "mais desfavoráveis" face ao segundo pré-acordo chumbado em referendo no final de Novembro. E que estas condições "contrariam a vontade expressa pela maioria dos trabalhadores".

A comissão sublinha que após o chumbo do pré-acordo em Novembro "informou a administração" que "deveriam ser retomadas as negociações" para "encontrar um novo entendimento, tal como sempre foi prática interna da empresa".

A Autoeuropa comunicou aos seus 5.500 trabalhadores os novos horários para 2018 que incluem o trabalho ao sábado, com este dia a ser pago a dobrar. Com esta decisão, a fábrica de Palmela quer atingir a meta de produção de 240 mil automóveis no próximo ano.
Após dois pré-acordos chumbados pelos trabalhadores, a administração da fábrica portuguesa da Volkswagen tomou esta terça-feira a decisão unilateral de avançar para o trabalho ao fim-de-semana sem um acordo laboral.