Notícias



Exportações do Turismo cresceram 20,7% até Abril
Publituris


As exportações do Turismo cresceram 20,7% nos primeiros quatro meses do ano, ascendendo a mais de 3,4 mil milhões de euros, valor que levou a um excedente de 426 milhões de euros, o que contribuiu decisivamente para o resultado positivo da balança de serviços, segundo dados revelados quarta-feira, 21 de Junho, pelo Banco de Portugal (BdP).

“Na balança de serviços, o excedente da rubrica “Viagens e turismo” aumentou 426 milhões de euros, fixando-se em 2110 milhões de euros”, refere o BdP em comunicado, revelando que a balança de serviços viu o saldo positivo aumentar para 3,4 mil milhões de euros.

Apesar da subida do saldo positivo da balança de serviços, na balança de bens o cenário registado foi o oposto, uma vez que o défice se agravou e atingiu os 3,3 mil milhões de euros, cerca de 800 milhões a mais que no ano passado, o que resultou do facto de as importações terem crescido acima das exportações.

No que diz respeito à rubrica “Viagens e Turismo”, onde as exportações cresceram 20,7%, para mais de 3,4 mil milhões de euros, verificou-se também uma subida das importações, que cresceram 14,1%, atingindo os 1,35 mil milhões de euros, ainda assim bem abaixo das exportações

Os dados divulgados pelo BdP mostram que, até Abril, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital se situou nos 823 milhões de euros, montante que representa mais do dobro do registado em igual período do ano passado.

“Para o aumento deste excedente contribuíram todas as componentes da balança corrente e de capital, com exceção da balança de bens”, refere o BdP.