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Hotelaria portuguesa com melhor trimestre dos últimos dez anos
Jornal de Noticias


A hotelaria portuguesa registou, entre Janeiro e Março, o seu melhor trimestre dos últimos dez anos. De acordo com o AHP hotelsnapshot, o retrato da performance da hotelaria nacional produzido pela AHP - Associação da Hotelaria de Portugal – a taxa de ocupação situou-se em 55% nos primeiros três meses deste ano, um aumento de quatro pontos percentuais face ao mesmo período de 2016, e o valor mais alto desde o pico de 2007. O RevPAR (receita por quarto disponível) aumentou 13% face ao período homólogo e 22% face ao primeiro trimestre de 2007.

Segundo o estudo, Madeira, Lisboa e Grande Porto lideram a taxa de ocupação no primeiro trimestre com 75%, 67% e 56%, respectivamente. Nestes dois últimos destinos, o crescimento face ao período homólogo foi de 10%.

Entre Janeiro e Março, Portugal registou um total de 8,8 milhões de dormidas em empreendimentos turísticos, das quais 86% ocorreram em hotéis, hotéis-apartamento e pousadas. Já o número total de hóspedes ascendeu a 3,4 milhões em todos os empreendimentos turísticos, mais 6,4% do que em igual período do ano passado e 48% face ao primeiro trimestre de 2007.

Destes, o mercado com maior crescimento foi o brasileiro, com mais 68% face ao ano anterior, seguido do mercado polaco (40%) e do norte-americano (34%).

Em termos de quota, porém, o Brasil detém 9%, os EUA 4% e a Polónia 2%, enquanto os mercados tradicionais continuam a liderar com o Reino Unido, Alemanha, Espanha e França a representarem conjuntamente 49% do total dos mercados externos.

O AHP hotelsnapshotrefere ainda um aumento de 18% no número de empregados no sector de Alojamento, perfazendo um total de 62 milhares de pessoas, número que deverá aumentar com 41 novos hotéis previstos até ao final de 2017, aos quais se somam 11 que já abriram.

Turistas deverão reduzir estadia e orçamento este ano

Segundo o AHP hotelsnapshot, as perspectivas de férias dos europeus reforçam a intenção de viajar dos principais mercados europeus. Contudo, os turistas pretendem diminuir a duração da estadia para 1,9 semanas e o orçamento médio para 1.989 euros.

Os hotéis apresentam-se como a primeira opção de alojamento para este Verão, em particular para o mercado brasileiro e norte-americano, com 59% e 57%, respectivamente.

O turismo urbano é uma das grandes tendências de procura e o sentimento de segurança do país é apontado como um dos principais critérios de decisão, seguidos do clima, cultura e gastronomia.