Notícias



Investimento nos aeroportos do Montijo e Lisboa não vai provocar "duplicação das taxas"
Jornal de Negócios


O Governo garante que os investimentos que vão ser feitos no aeroporto de Lisboa e no do Montijo não vão provocar a duplicação das taxas aeroportuárias.

O ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, assegurou que o nível de investimento previsto para estes dois aeroportos são de montantes que "permitem que as taxas fiquem abaixo de aeroportos concorrentes, evitando a duplicação destas taxas".

A escolha pela solução 'Portela + 1', aeroporto de Lisboa mais o aeroporto do Montijo, em detrimento de um novo aeroporto, vai permitir que as taxas aeroportuárias se mantenham competitivas, argumentou o ministro.


O governante assegurou que o objectivo é manter a "competitividade dos aeroportos" e destacou que o Executivo não tem disponível os 3.000 milhões de euros da concessão da ANA que o "Governo anterior não canalizou para as operações aeroportuárias".

Pedro Marques disse na comissão parlamentar de economia esta quarta-feira, 10 de Maio, que o sistema de gestão de tráfego aéreo do aeroporto de Lisboa "será adquirido nos próximos meses" e que vai ajudar a melhorar o número de movimentos por hora no Humberto Delgado.