Notícias



Londres inicia Brexit em 2017
Jornal de Noticias


"Estamos a discutir com os nossos amigos e parceiros europeus na expectativa de enviar a carta do artigo 50.º no início do próximo ano", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico em declarações ao canal de notícias britânico Sky News a partir de Nova Iorque.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, tem afirmado por diversas ocasiões que o seu país não acionará este artigo antes do final de 2016.

O acionamento deste artigo é condição prévia ao início das conversações entre Londres e a UE sobre a sua futura relação com os restantes 27 Estados-membros, e que devem prolongar-se durante dois anos.

Mas Johnson, que foi um dos arautos do Brexit, considera que dois anos não serão forçosamente necessários.

"Na nossa carta vamos expor certos parâmetros sobre a forma como pretendemos avançar", precisou nas declarações à Sky News, para acrescentar: "Não penso que tenhamos necessidade de dois anos completos, mas vamos aguardar para ver o que se vai passar".

Num referendo realizado a 23 de junho deste ano, 51,9% dos eleitores britânicos votaram a favor da saída do Reino Unido do bloco comunitário, processo que ficou conhecido como 'Brexit'.