Notícias



Desemprego mantém-se em 11,2% mas há mais pessoas a trabalhar
Dinheiro Vivo


Taxa de desemprego manteve-se em 11,2% em junho. Número de desempregados recuou ligeiramente, enquanto o número de empregados aumentou.

A taxa de desemprego manteve-se em 11,2%, em junho, um valor igual ao confirmado para o mês de maio, divulgou esta quinta-feira o INE. Apesar da manutenção da taxa, havia menos 4 mil desempregados e mais 7,7 mil empregados no sexto mês do ano. “A estimativa provisória da população desempregada para junho de 2016 foi de 568,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,7% face ao valor definitivo obtido para maio de 2016 (menos 4,0 mil pessoas). A estimativa provisória da população empregada para junho de 2016 foi de 4 532,3 mil pessoas, tendo aumentado 0,2% em relação ao mês anterior (mais 7,7 mil pessoas)”, refere a estatística provisória divulgada do desemprego.

Em junho, o número de homens a trabalhar subiu 0,3% (+7,8 mil), enquanto o número de mulheres ficou praticamente inalterado. Em relação à população adulta, o acréscimo foi de 0,1%, cerca de 4 mil, tendo o número de jovens a trabalhar avançado 1,4% – a maior subida entre as faixas etárias -, mais 3,7 mil.

Já em relação ao desemprego, o gabinete de estatísticas dá conta de que havia menos mulheres a trabalhar, com uma taxa de desemprego de 11,5%, enquanto a dos homens está fixada em 10,9%. “Face ao mês anterior, a primeira aumentou 0,1 pontos percentuais e a segunda diminuiu 0,2 pontos percentuais”. Nos jovens a taxa de desemprego também recuou, tendo agora ficado em 27,2%, menos 0,9 pontos do que no mês de maio. A taxa de desemprego dos adultos é bem mais baixa: 9,9%, uma taxa igual à registada no mês anterior.