Notícias



ARAC aponta principais objetivos para 2024
Ambitur


A ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos esteve recentemente reunida em assembleia geral ordinária para discutir e aprovar o relatório do conselho diretor e das contas relativos a 2023 e o plano de atividades e orçamento para 2024.

De acordo com a associação, os objetivos estabelecidos no Plano de Atividades para 2023 foram maioritariamente alcançados. Já para este ano, a ARAC estima que surjam novos modelos elétricos e um acréscimo deste tipo de veículos no universo dos automóveis em circulação. No que se refere ao rent-a-car, a organização espera incentivos para instalação de redes de postos de carregamento por parte das empresas e aquisição de veículos elétricos e híbridos plug-in.

Com vista à descarbonização da frota e à transição digital, a ARAC refere que a substituição progressiva de veículos de combustão interna por veículos elétricos e híbridos plug-in justifica a atribuição de incentivos financeiros destinados à aquisição, pelas empresas de rent-a-car, rent-a-cargo e carsharing.

Na reunião foi ainda abordado o estudo de criação de hubs para carregamento de veículos elétricos, algo que a associação considera fundamental na atividade de rent-a-car, sobretudo junto dos terminais de transporte, e disponibilizando-se para proceder ao estudo da viabilidade de implementação/construção de infraestruturas para as empresas associadas da ARAC em condições a determinar e estudar.

Entre outros objetivos constam o desenvolvimento de uma aplicação para gestão de sócios e veículos, para garantir informação estatística sobre os setores representados pela ARAC; a continuação do processo de dinamização do Observatório Económico, a realização de conferências e seminários técnicos e aposta na formação profissional, com mais cursos dirigidos sobretudo aos colaboradores das empresas associadas, em colaboração com o Turismo de Portugal.

Por outro lado, a ARAC afirma que, em conjunto com a Autoridade da Mobilidade e Transportes e Direção Geral do Consumidor, irá proceder ao lançamento de um Guia de Boas Práticas para as atividadades de rent-a-car e rent-a-cargo.