Notícias



Novamente na lista verde, Madeira espera “verão forte com britânicos”. Voos do Reino Unido em agosto são mais do dobro do ano passado
EXPRESSO


É oficial: a Madeira reentrou na lista verde de viagens do Reino Unido, isentando os britânicos da necessidade de fazerem quarentenas ao regressar (ao contrário do resto do país, que se mantém sob sinal amarelo no sistema de semáforos adotado pelo Reino Unido). O sistema entra em vigor na próxima quarta-feira, 30 de junho.

Com a Madeira, também entram na lista verde dos britânicos as ilhas Baleares, Malta, Barbados e alguns territórios ultramarinos do Reino Unido, mas nesta fase trata-se de territórios circunscritos a figurar no corredor aéreo.

"Foi uma ótima notícia, e sem dúvida que vamos ter um verão muito forte de britânicos na Madeira", salienta Nuno Vale, diretor da Associação de Promoção da Madeira (AP Madeira).

"Os britânicos estão muito relutantes em viajar nos países que não estão na lista verde. As possibilidades de viajar de momento são diminutas, e é natural que as companhias que operam na Madeira venham a ajustar o número de voos, e que estes possam ser ainda superiores", adianta o responsável da AP Madeira.

Para agosto, a Madeira espera 209 voos do Reino Unido, o que é mais do dobro face a igual mês do ano passado. "Os voos que estão pensados podem ser reforçados se houver aumento de procura, e aqui o mercado britânico reage muito rapidamente. Como se viu anteriormente este tipo de notícias tem um efeito muito grande em termos de subida de reservas de um momento para o outro", faz notar Nuno Vale.

"Estou em crer que todos os operadores britânicos presentes na Madeira, como Jet2, Easyjet ou British Airways, irão reforçar as suas operações devido ao aumento de procura", refere o diretor da Associação de Promoção da Madeira, lembrando que antes da pandemia os operadores turísticos e companhias aéreas precisavam de algum tempo para montar reforços de operação, "e atualmente ajustam muito rapidamente".

JET2 REFORÇA A OPERAÇÃO NA MADEIRA PARA NOVE DESTINOS BRITÂNICOS, ACRESCENTANDO BRISTOL

A remoção de Portugal da lista verde no início de junho gerou um recuo dos operadores turísticos na Madeira, destacando-se o caso da Jet2, que adiou para 1 de julho o início das operações na região. O maior operador britânico na Madeira passa agora a servir a região com nove destinos no Reino Unido, tendo acrescentado Bristol à operação.

A reentrada da Madeira na lista verde do Reino Unido surge após o Governo regional ter apresentado 117 diligências para requerer a abertura de corredor aéreo com os britânicos. Com números de covid bastante mais baixos que o resto do país, e sem o impacto da variante Delta, a Madeira acabou por sofrer as consequências de Portugal ter sido removido da lista verde de viagens dos ingleses no início de junho.

"O Governo britânico voltou outra vez a analisar os corredores com um critério regional, o que foi uma excelente notícia para a Madeira", nota Nuno Vale, enfatizando o esforço que o Governo regional tem feito para informar o Governo britânico da situação pandémica na região, de forma a sensibilizar as autoridades do Reino Unido "que não há grande risco, e a situação está excecionalmente controlada na Madeira".

O responsável da AP Madeira espera que os lugares perdidos em junho (21 mil, no caso da Jet2), quando Portugal saíu da lista verde, possam ainda vir a ser repostos pelos operadores. "É possível que se venha a compensar tudo o que se perdeu, mas vivemos tempos tão incertos e voláteis, tanto no sentido negativo como positivo, que é muito difícil fazer previsões", refere.

Certo é que, após um período de desânimo com a retirada de Portugal do corredor aéreo, a Madeira mantém, também a nível de turistas britânicos, "a expectativa de retoma significativa face ao ano passado", segundo avança Nuno Vale.

O ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, avançou ainda a intenção de abrir as viagens sem restrições aos destinos sob sinal amarelo, como é o caso de Portugal, aos cidadãos do país totalmente vacinados contra a covid, a partir de julho.