Notícias



WTTC: CONTRIBUTO DO SETOR DO TURISMO NO PIB PORTUGUÊS CAIU 21 MIL MILHÕES DE EUROS EM 2020
Ambitur


AWTTCdivulga hoje o seu Relatório de Impacto Económico que demonstra que o colapso dramático do setor do turismo em Portugal aniquilou 21 mil milhões de euros da economia nacional, ou seja, o contributo do setor para o PIB sofreu uma queda de 56,4% em 2020.

Após 10 anos consecutivos nos quais o crescimento do setor do turismo superou o da economia global, o seu contributo diminuiu de 37 mil milhões de euros (17,1%) em 2019 para 16 mil milhões de euros (8,1%) 12 meses depois, em 2020.

O ano das restrições de viagens que levaram as viagens internacionais a parar resultou na perda de 160 mil postos de trabalho no turismo no nosso país.

A WTTC acredita que o verdadeiro cenário poderia ser muito pior, se não fossem os apoios governamentais que ofereceram a salvação de milhares de empresas e funcionários. No entanto, isso esconde a real extensão das perdas e o impacto social assolador. Estas perdas sentiram-se em todo o ecossistema do turismo português, com as PME’s (pequenas e médias empresas), que representam oito em cada 10 empresas do setor, a serem particularmente afetadas.

O número de trabalhadores do setor do turismo português desceu de mais de um milhão em 2019 para 843 mil em 2020 – uma quebra de 16%.

O relatório também aponta que os gastos dos turistas internos diminuiu 48,9%, e os gastos internacionais ainda mais, devido às restrições (63,5%).

Gloria Guevara, presidente e CEO da WTTC, afirma: “A perda de 160 mil postos de trabalho do turismo em Portugal teve um impacto socioeconómico terrível, deixando muitas pessoas com medo do futuro. Porém, esta situação poderia ter sido muito pior se não fosse o plano de apoio ao emprego do governo que salvou milhares de postos de trabalhado ameaçados, e ajudou a travar o total colapso do setor turístico”.

A responsável acredita que existem “motivos para otimismo se o progresso da vacinação em Portugal continuar a ganhar ímpeto, com o governo agora a apontar vacinar 70% da população adulta até ao final do verão”.

Para a WTTC, se o plano de vacinação “ganhar ritmo e as restrições às viagens abrandarem com um regime de testagem abrangente à partida antes da época alta de verão, juntamente com um roteiro claro para uma crescente mobilidade, prevemos que os 160 mil postos de trabalho perdidos em Portugal poderão regressar este ano”.

O relatório mostra que se a mobilidade e as viagens internacionais retomarem até junho deste ano, o peso do setor para o PIB poderá aumentar drasticamente em 2020, em 48,5%.

A WTTC mostra-se também satisfeita pelo facto de o Governo português estar decidido a adotar o Certificado Verde Digital da Comissão Europeia para permitir a retoma segura das viagens internacionais.