Notícias



TURISMO DE PORTUGAL VOLTA A PROMOVER AÇÕES DE CAPACITAÇÃO SOBRE ÁREA FINANCEIRA
Publituris


O Turismo de Portugal vai voltar a promover um novo ciclo de ações de capacitação sobre temas da área financeira, iniciativa que se enquadra noPlano Nacional de Formação Financeira (PNFF) e que decorre em parceria com a Academia de PME doIAPMEI.

“Reconhecendo a importância da área financeira no desenvolvimento de negócios rentáveis e sustentáveis, estas ações formativas visam transmitir aos empresários, empreendedores e gestores de micro, pequenas e médias empresas dos setores do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo conhecimentos que possam responder às diversas fases de crescimento da sua empresa”, lê-se na informação publicada no website do Turismo de Portugal.

De acordo com o Turismo de Portugal, estão previstas ações de capacitação para os meses de abril, maio e junho, cujas inscrições abriram a 26 de março, no caso das ações previstas para abril, enquanto as inscrições para os eventos de maio abrem a 19 de abril e, a 17 de maio, arrancam as inscrições para as ações de junho.

Todas as ações de capacitação sobre a área financeira vão decorrer online, através daAcademia Digital do Turismo de Portugal, onde deve ser realizada a inscrição, que deverá ser precedida de um registo prévio, caso os participantes ainda não se encontrem registados na referida plataforma.

Os interessados podem consultaraquia lista completade ações de capacitação previstas para os próximos meses sobre a área financeira, onde é possível conhecer também o conteúdo programático de cada ação.

Segundo o Turismo de Portugal, o Plano Nacional de Formação Financeira(PNFF) “é um instrumento que reconhecendo a importância da inclusão e formação financeira, define os princípios gerais de orientação para a sua promoção e enquadra e apoia a realização de iniciativas a nível nacional” e visa“contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, através de uma visão integrada de projetos de formação financeira” .

O Turismo de Portugal destaca ainda a existência de umReferencial de Formação Financeira para micro, pequenas e médias empresas, documento que orienta a “implementação da formação financeira no meio empresarial, junto de empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas”.

O Referencial de Formação Financeira, desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, resulta de um protocolo de colaboração entre o Ministério da Economia, através doIAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.e doTurismo de Portugal, I.P., e oConselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), composto pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).​​