Notícias



EUA NÃO TERÃO PASSAPORTE FEDERAL DE VACINAÇÃO NEM APOIARÃO PASSAPORTE PRIVADO
Publituris


De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, os EUA não adotarão um passaporte federal ou apoiarão a criação de um passaporte privado.

“Não haverá banco de dados federal sobre vacinações, nem qualquer mandato federal que exija que todos obtenham um certificado de vacinação único”, referiu Jen Psaki durante uma conferência de imprensa coletiva.

Assim, os EUA descartam a criação de passaporte federal de vacinação ou a exigência de que os americanos imunizados contra a COVID-19 adquiram um certificado específico, ideia que tem gerado profundas divisões no país. No entanto, a porta-voz deixou a porta aberta para que o setor privado desenvolva os seus próprios modelos de passaportes de vacinação, como várias empresas no país já o estão a fazer, mas insistiu que o Governo não se envolverá neles nem apoiará nenhum em particular.

Psaki admitiu ainda que o interesse do Governo de Joe Biden é muito simples: “que a privacidade e os direitos dos americanos sejam protegidos e que esses sistemas não sejam usados contra as pessoas de forma injusta”.

A ideia de criar um passaporte de vacinação tem forte resistência por parte dos republicanos, salientando que tal decisão pode vir a prejudicar os que não puderam ou não quiseram ser vacinados.

De resto, o Governo de Biden publicará, brevemente, um documento de “perguntas frequentes” que os americanos podem consultar para responder a perguntas sobre “privacidade, segurança e discriminação”, concluiu Psaki.