Notícias



Censos 2021 arrancam hoje com início da distribuição de cartas
eco.sapo


As cartas, que serão distribuídas pelos recenseadores, "contêm os códigos e toda a informação necessária para a resposta aos Censos através da Internet", diz o INE.

Arranca esta segunda-feira a maior operação estatística do país, organizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).A primeira fase começa com a distribuição das cartas com a informação necessária para a resposta ao XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação, ou seja, aos Censos 2021, em todos os alojamentos do país.

As cartas “serão colocadas nas caixas de correio pelos recenseadores e contêm os códigos e toda a informação necessária para a resposta aos Censos através da Internet”, explica o INE, em comunicado.

A fase de distribuição das cartas para resposta aos Censos “terá a duração de duas semanas, estando a sua conclusão prevista para o dia 18 de abril”, adianta o INE. Jáa 19 de abril arranca a fase de resposta aos Censos pela Internet ,no site da iniciativa, que deve ser feita preferencialmente até dia 3 de maio.

Para responder, basta aceder ao site, colocar o código e a password indicados na carta do INE, responder às questões e quando terminar selecionar “Entregar”. Ainda assim, para aqueles que não conseguirem responder pela Internet, há outras formas de participar:

  • Telefone, para grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial;
  • E-balcão nas Juntas de Freguesia, mediante “condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública”;
  • Autopreenchimento dos questionários em papel entregues pelos recenseadores.

Será na “fase de conclusão dos Censos,a partir de 31 de maio, que a resposta resultará do contacto presencial dos recenseadores e apenas junto dos alojamentos que ainda não tenham respondidopor outro modo”, esclarece o INE. O organismo ressalva que foi delineado “um Plano de Contingência de forma a garantir a realização da operação censitária com qualidade e protegendo a saúde de toda a população”.

O INE abriu um processo de recrutamento de11 mil recenseadores, mas as candidaturas superaram alargamento o número de vagas. Foram cerca de 60 mil as candidaturas a nível nacional para esta operação estatística ,que passaram pelo processo de seleção pelas autarquias locais durante o mês de março.