Notícias



PRÓXIMO CEO DA TAP JÁ ESTÁ ESCOLHIDO E SERÁ ALEMÃO
Publituris


O próximo CEO da TAP deverá ser de nacionalidade alemã, avança a imprensa nacional, que fala no nome de Albrecht Binderberger, ex-CEO da Saudi Arabian Airlines, que conta com uma vasta experiência na área da aviação.

A informação foi avançada ao final da tarde desta quarta-feira, 3 de março, pelo Observador, que cita fonte ligada à companhia aérea de bandeira nacional e que confirma que o processo está já “muito avançado” e que a escolha deverá mesmo recair num gestor alemão.

Apesar da informação estar já circular, o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, que tutela a TAP, não confirma, por enquanto, a escolha de um CEO alemão e remeteu qualquer informação sobre o futuro CEO da TAP para depois da aprovação do plano de reestruturação da transportadora pela Comissão Europeia.

Quem também optou por manter o silêncio foi a própria TAP que, segundo o Observador, remeteu qualquer esclarecimento para os acionistas da empresa.

A escolha do novo CEO da TAP surge depois de ter sido conhecida a demissão de Diogo Lacerda Machado e Esmeralda Dourado do conselho de administração da companhia aérea, que terá efeitos a partir de abril, para cumprir a apresentação de contas do último ano.

O Observador lembra que o nome de Albrecht Binderberger já tinha sido proposto ao Ministério das Infraestruturas e da Habitação, mas diz que não tinham existido quaisquer desenvolvimentos até esta quarta-feira, quando se soube das demissões no conselho de administração da empresa.

Recorde-se que o ministro das Infraestruturas de da Habitação, Pedro Nuno Santos, tinha anunciado, logo na altura da nacionalização da TAP, no verão do ano passado, a contratação de uma equipa de gestão profissional para liderar a companhia aérea nacional.

A nacionalização da TAP levou à saída, em setembro de 2020, de Antonoaldo Neves, que tinha assumido o cargo de CEO da companhia em fevereiro de 2018, substituindo Fernando Pinto. A gestão da transportadora aérea nacional é atualmente liderada por Ramiro Sequeira, que assumiu a presidência executiva interina da TAP em julho de 2020.