Notícias



IATA GARANTE QUE PASSAPORTE DIGITAL ESTARÁ PRONTO DENTRO DE SEMANAS
AMBITUR


A IATA afirma que terá o seu Travel Pass digital contra a Covid-19 pronto “numa questão de semanas”, um progresso que acredita permitirá restabelecer mais depressa as viagens aéreas internacionais. O passaporte digital será uma aplicação que poderá ser descarregada num telemóvel e que verificará que o passageiro testou negativo à Covid-19 ou se se vacinou contra o vírus. Também verificará que a vacina foi administrada por uma autoridade autorizada.

“A questão chave é a confiança. Os passageiros têm que estar seguros de que os testes que fizeram são precisos e lhes permitirão entrar no país”, explica Vinoop Goel, diretor regional de aeroportos e relações exteriores da IATA. “E os governos precisam de ter confiança de que os testes que os passageiros dizem ter são precisos e cumprem as suas próprias condições”.

A aplicação estará disponível em plataformas iOS e Android e espera-se que seja gratuita.

A Singapore Airlines foi a primeira companhia aérea que já começou a testar este Travel Pass em dezembro, e a Etihad, Emirates, Qatar Airways e Air New Zealand são outras que já estão a realizar testes.

“Atualmente estamos a trabalhar com várias companhias aéreas de todo o mundo e a aprender com estes testes-piloto. O plano é pô-lo em marcha em março”, afirma.