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“A MADEIRA TEM SABIDO DAR PASSOS SÓLIDOS QUE CONTRIBUEM PARA A EXCELENTE REPUTAÇÃO DE PORTUGAL NO EXTERIOR”
AMBITUR


Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, participou na passada sexta-feira, dia 26 de fevereiro, na sessão de apresentação da Madeira como Destino Preferido da APAVT 2021. “É importante celebrar este destino”, frisou a governante, sobretudo numa altura em que existe alguma esperança pelo facto de termos “progredido favoravelmente” e de haver “uma vontade evidente de todos nós em querermos viajar e procurar novos destinos turísticos”.

A SET recordou que a European Travel Comission (ETC) deu conta, recentemente de que mais de metade dos europeus pretendem viajar nos próximos seis meses, o que “acalenta a esperança de que o turismo vai regressar”. Mas, adianta, “será um turismo diferente”.

Para dar resposta às novas tendências que se adivinham, Rita Marques diz ser necessário “trabalhar de forma antecipatória”, isto porque já não se trata de “desafios futuros, mas do amanhã e quase do hoje”. E sublinha: “A Madeira tem sabido dar esses passos sólidos que contribuem para sua a excelente reputação e imagem no exterior, bem como de Portugal enquanto nação”. E tem dado passos no sentido de um “posicionamento claro de Portugal enquanto líder no turismo sustentável”.

A governante acredita que “Portugal tem a matéria-prima, com recursos humanos qualificados e os nossos ativos naturais que nos permitem redefinir o turismo do amanhã”.

Outra questão que tem sido trabalhada na Presidência de Portugal ao Conselho da União Europeia prende-se com as regras de harmonização das viagens. Numa primeira fase, a responsável destacou o consenso em torno de saber quais as viagens que devem ser realizadas e de que forma devem ter lugar a nível da documentação que os viajantes devem apresentar e dos testes. Numa segunda fase, Rita Marques apontou a questão de soluções tecnológicas que permitam a realização de viagens sem grandes fronteiras administrativas e burocráticas.

A secretária de Estado do Turismo salientou ainda a preocupação com a operação turística, numa perspetiva de retoma aérea e garantiu o “compromisso da SET e do Turismo de Portugal em desenvolver a operação turística e aérea”. Esclareceu que estão em construção várias campanhas para mercados externos próximos e que “temos tudo pronto para assegurar a nossa presença em feiras”.