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AMBITUR
Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, participou ontem, dia 25 de fevereiro, no encerramento do3º Webinar Turismo Industrial em Portugal”, promovido peloTurismo Centro de Portugal, e não hesitou em afirmar que “temos aqui uma oportunidade de ouro”. O responsável começou por recordar que “um destino turístico só é sustentável, e neste caso Portugal, se tiver turismo o ano inteiro, ao longo de todo o território e com capacidade de sinergias com outras áreas, como neste caso, a indústria”. E lembrou que os tempos que temos vivido “provam que no turista, os novos mercados, a nova maneira de viajar, procura novas experiências, novos interesses. E isto é algo que temos de saber trabalhar”.
Para Luís Araújo, a coordenação é essencial para o sucesso deste tipo de produto, coordenação não só dentro do setor turístico mas também com o exterior (neste caso com a indústria). “E esta coordenação é o primeiro passo para o sucesso”, garante.
Já o segundo passo, diz estar relacionado com as sinergias que se conseguem desta coordenação. E aponta três exemplos. Por um lado, a sinergia daquilo que o turismo e a indústria estão a fazer, em termos de sustentabilidade, e que é “essencial para o progresso deste produto, para a internacionalização e para, também aqui, Portugal ser um líder nesta colaboração entre turismo e indústria”. Um segundo exemplo é o facto de o digital ser “o nosso melhor amigos nos dias que correm”, não apenas do ponto de vista da comunicação mas também da estruturação do produto, esclarece o presidente do Turismo de Portugal, assim como a nível de eficiência das empresas do turismo e da indústria. Por fim, Luís Araújo aponta as pessoas, não só na componente da formação e da qualificação dos recursos humanos, mas na interligação. “A indústria pode e deve também apostar nos soft skills. A indústria pode e deve contribuir para esta formação das pessoas em óticas diferentes e originais. São ganhos para a indústria e são ganhos adicionais para o turismo”, frisa.
A responsável sublinha que se trata de “um documento orientador, com um conjunto de recomendações em relação à informação que deve ser disponibilizada” neste segmento.