Notícias



Governo apoiou com quase 12 milhões a compra de mais de 7.000 veículos elétricos
Jornal de Negócios


O Governo ajudou à aquisição de 7.451 veículos entre 2017 e 2020, ao conceder um total de 11,8 milhões de euros para este propósito.

O programa de apoio à compra de veículos elétricos ajudou à aquisição de 4.572 veículos ligeiros de passageiros, 88 veículos ligeiros de mercadorias, 1.995 bicicletas elétricas, 88 motociclos, 143 ciclomotores elétricos, 11 bicicletas de carga e 649 bicicletas convencionais, tendo comparticipado essas compras em cerca de 11,8 milhões de euros.

Estes dados são revelados no dia em que o Fundo Ambiental, que sustenta estas e outras iniciativas amigas do ambiente, anuncia os números dos últimos quatro anos, assim como a criação de uma plataforma digital. Nela, os portugueses vão poder consultar informação sobre as receitas obtidas pelo fundo e a sua aplicação.

Nos quatro anos até 2020, o Fundo Ambiental aplicou cerca de 1.340 milhões de euros em apoios e avisos. Despendeu 211 milhões de euros no tema das alterações climáticas, 108 milhões nos recursos hídricos, 25 milhões no que toca a danos ambientais e 10 milhões de euros em resíduos e economia circular.

É entre os apoios à mitigação e à adaptação às alterações climáticas que se insere o programa de aquisição de viaturas elétricas, mas também cabem nesta pasta o financiamento à expansão dos metros de Lisboa e do Porto e o financiamento de projetos do setor industrial (descarbonização de processos industriais e de gases fluorados).

No caso dos recursos hídricos destacam-se, neste período, os apoios concedidos para intervenções em cursos de água afetados pelos incêndios, a sustentabilidade dos serviços de águas e a Operação Tejo, no âmbito da qual se removeram as lamas do leito do rio, evitando a ocorrência de episódios de poluição.

Fazendo as contas da perspetiva das iniciativas que exigiram mais recursos financeiros, o Governo destaca aqueles "que assumem um caráter de continuidade", tais como a redução do défice tarifário – 520 milhões de euros -, a sustentabilidade dos sistemas de águas - 53,79 milhões de euros - ou o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, com 243 milhões de euros.