Notícias



VOLTA NACIONAL: “TAXAS AEROPORTUÁRIAS DESCEM NO PORTO E FARO, MAS SOBEM EM LISBOA”
Ambitur


Público

“Portugueses superam estrangeiros em dormidas pela primeira vez desde 1978”
Os alojamentos turísticos registaram 10,5 milhões de hóspedes e 26 milhões de dormidas no ano passado, o que representa quedas de 61,2% e de 63% face a 2019, respetivamente. De acordo com a estimativa rápida do INE, é preciso recuar a 1993 para se encontrar um número de dormidas mais reduzido (23,6 milhões).

“Receitas afundam depois de vários anos a bater recordes”
Os dados do INE sobre os proveitos totais do setor do alojamento turístico só serão conhecidos no próximo dia 15 deste mês. Mas, olhando para o acumulado até novembro, estes foram de 1404 milhões de euros, menos 65,7% face a idêntico período de 2019. Já ao nível das exportações de serviços de viagens e turismo, contabilizadas pelo Banco de Portugal, verifica-se uma queda de 55,8% para 7679 milhões de euros nos primeiros 11 meses do ano.

Negócios

“Taxas aeroportuárias descem no Porto e Faro, mas sobem em Lisboa”
A ANA – Aeroportos de Portugal aprovou, no passado dia 28 de janeiro, uma diminuição média do conjunto das taxas reguladas nos aeroportos nacionais em 3,4% a partir do próximo dia 1 de abril, o que em termos absolutos reflete uma redução da receita regulada por passageiro terminal de 35 cêntimos. NO entanto, considerando o valor adicional relativo à recuperação dos erros de estimativa de 2017 e 2018, que respeita apenas ao aeroporto de Lisboa, a variação da staxas aeroportuárias em 2021 será de subida de 0,15%, o equivalente a dois cêntimos. No Aeroporto de Lisboa as taxas terão uma diminuição de 1,31% equivalente a uma redução de 15 cêntimos, mas considerando aquele adicional terá lugar um aumento de 4,89%, o que significa um acréscimo de 72 cêntimos da receita regulada por passageiro terminal.

“Turismo fecha ano em crise histórica e sem precedentes”
No “pior ano de que há memória” entre os operadores do turismo, o setor registou os indicadores mais baixos em quase três décadas. Perante este cenário, a CTP prevê que as receitas turísticas totalizem oito mil milhões de euros em 2020, uma queda de 57% face aos 18,4 mil milhões de euros de 2019.

“Atividade turística com quebras superiores a 60%”
Os números de hóspedes e de dormidas caíram ambos mais de 60% no conjunto do ano passado, levando a atividade turística para os níveis mais baixos em quase três décadas.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações