Notícias



EUROPCAR MOBILITY GROUP RECEBE PELA 1.ª VEZ UMA CLASSIFICAÇÃO DE OURO DA ECOVADIS
Ambitur


Europcar Mobility Group orgulha-se de anunciar que o Grupo foi novamente recompensado pelo seu desempenho ESG em 2020, pela agência de classificação EcoVadis.

Com uma nota de 70/100, a empresa regista uma melhoria de 6 pontos em relação à sua classificação anterior e pela primeira vez recebe uma certificação de Ouro. Como parte desta classificação total, o desempenho do Grupo em termos de responsabilidade ambiental atingiu um nível de excelência com uma nota de 80/100.

Por esta razão, a empresa vai juntar-se ao restrito grupo de companhias que atingiram este nível de classificação (que representam apenas 5% das 75 mil companhias classificadas pela EcoVadis). No setor de “aluguer e arrendamento de veículos motorizados” (203 empresas avaliadas), o Europcar Mobility Group está no top 3% das empresas com melhor desempenho.

A EcoVadis já avaliou mais de 75 mil empresas de 160 países e 200 áreas de atividade diferentes. A classificação concentra-se em 21 critérios, divididos em quatro áreas: ambiente, intervenção social, ética e aquisição sustentável. Estes critérios são baseados em padrões internacionais como os dez princípios do Pacto Global da ONU, as convenções da Organização Internacional do Trabalho, os objetivos do Global Reporting Initiative (GRI), o ISSO 26000 e os Princípios Orientadores de Negócios e Direitos Humanos da ONU.

“Estamos muito contentes por termos recebido esta classificação positiva da EcoVadis. Tem muito valor para a nossa visão enquanto empresa, pois estamos claramente dedicados, com o nosso plano estratégico ‘Connect‘, a criar um caminho de transformação que ambiciona levar o nosso Grupo a ter um maior papel na mobilidade sustentável, digital e interligada. O reconhecimento dos nossos esforços ambientais ecoa assim os nossos compromissos e, obviamente, motiva-nos para continuar a progredir neste sentido”, disse Valérie Sauteret, diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social Corporativa da Europcar Mobility Group.

“A pandemia e os impactos no negócio relacionados com a mesma têm demonstrado que a sustentabilidade redobrou a sua importância enquanto critério-chave no desempenho da construção de relações negociais, particularmente em sectores mais afetados, como transportes e mobilidade”, afirmou David McClintock, diretor de Marketing da EcoVadis. “Empresas que conseguem atingir com consistência um nível de desempenho elevado comparadas com as suas pares numa cadeia de valores globais – como as nossas avaliações e indicadores de sustentabilidade – estarão mais bem preparadas para conquistar o novo normal que enfrentaremos em 2021 e no futuro.”

O nível de reconhecimento de Ouro confirma a solidez da estratégia de responsabilidade social corporativa do Europcar Mobility Group – “Commit Together“, iniciada em 2017. Este programa encontra-se em linha com o propósito essencial do Grupo, em oferecer soluções alternativas e atrativas aos proprietários de veículos, de maneira responsável e sustentável e apoia o seu plano de transformação ‘Connect‘, cujo objetivo é posicionar a empresa como um interveniente de grande escala na mobilidade sustentável, digital e interligada nos próximos anos.

Entre as principais iniciativas ambientais que foram valorizadas pela EcoVadis:

Políticas

– A promoção de iniciativas nacionais e internacionais como o Pacto Global da ONU, o Compromisso para o Clima dos Negócios Franceses (MEDEF) e outras cientificamente baseadas;

– A existência de políticas padrão que repousam na sua maioria em problemáticas ambientais e climáticas.

Ações

– Os contínuos esforços do Grupo para oferecer aos seus clientes uma frota “CO2 light” equipada com as últimas e mais limpas motorizações fornecidas pelos manufatores e para aumentar gradualmente a partilha de veículos elétricos, híbridos e movidos a gás natural (NGV) também na sua frota nos próximos anos, com o objetivo de que este género de motorizados ocupe 1/3 da mesma até 2023 (como parte do seu programa “One Sustainable Fleet“);

– Os seus esforços para oferecer aos clientes B2B e B2C transportes com a opção de “monotorização de emissões de CO2” para que se possam registar e acompanhar as emissões provenientes da utilização de veículos alugados;

– As medidas para reduzir os impactos diretos da sua atividade: gestão responsável de recursos (água, energia…) com oito países subsidiários certificados ISO 14001 e três sedes alimentadas por eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis.