Notícias



INE: CONTRAÇÃO TURÍSTICA ACENTUA EM NOVEMBRO. QUEBRAS DE 80% MANTÊM-SE
PUBLITURIS


O setor do alojamento turístico registou 407,1 mil hóspedes e 940,2 mil dormidas em novembro de 2020,correspondendo a variações de -76,8% e -76,9%, respetivamente.
Segundo o relatório de Atividade Turística divulgado esta sexta-feira pelo INE, as dormidas de residentes diminuíram 58,8% (-22,2% em outubro) e as de não residentes recuaram 85,5%.

No que diz respeito aos proveitos totais registaram uma variação de -79,5% e atingiram 47,1 milhões de euros, comparativamente com novembro de 2019. Já os proveitos de aposento fixaram-se em 32,8 milhões de euros, diminuindo 80,2%.

O INE revela ainda que no mês em questão, 46,9% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram movimento de hóspedes.

Quanto à tipologia de alojamento, o INE refere que as dormidas na hotelaria diminuíram 79,4%. As dormidas nos estabelecimentos de alojamento local decresceram 66,1% e as de turismo no espaço rural e de habitação. Enquanto as dormidas em hostels registaram uma diminuição de 74,9% em novembro,representando 17,3% das dormidas em alojamento local e 3,7% do total de dormidas nos estabelecimentos dealojamento turístico.

Em novembro, todas as regiões registaram decréscimos expressivos das dormidas, registando-se as menoresdiminuições no Alentejo e RA Açores. As maiores reduções verificaram-se na AM Lisboa,Norte, Algarve e RA Madeira. A AM Lisboa concentrou 23,1% das dormidas, seguindo-se o Algarve (19,4%) e o Norte (17,4%).
No conjunto dos primeiros onze meses do ano, as regiões que apresentaram menores diminuições no número de dormidas foram o Alentejo, Centro e Norte. Em sentido contrário, as maiores reduções verificaram-se na RA Açores, AM Lisboa e RA Madeira.