Notícias



CTP PEDE AO GOVERNO NOVAS MEDIDAS DE APOIO À ECONOMIA PARA FAZER FACE ÀS CONSEQUÊNCIAS DO NOVO CONFINAMENTO
AMBITUR


Após o anúncio de ontem do novo confinamento geral, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) alerta o Governo para a necessidade de criar novas medidas de apoio às empresas que permitam garantir a manutenção da sua atividade.

“Não nos cabe a nós comentarmos as medidas de Saúde Pública anunciadas pelo Governo, estas têm em conta a opinião dos especialistas e a situação atual da pandemia e as previsões para as próximas semanas. No entanto, é evidente que este novo confinamento, que implica a proibição de circulação e o encerramento de muitas atividades, irá ser dramático para a economia e para o Turismo”, adianta Francisco Calheiros, presidente da CTP.

Perante as consequências deste novo confinamento, a CTP apela ao Governo para que sejam criadas medidas de apoio para que as empresas possam manter a sua atividade, fazer face aos encargos fixos e manter os postos de trabalho.

“Esta pandemia mantém-se há 10 meses e as empresas têm lutado por sobreviverem, com um esforço de tesouraria muito elevado. As reservas financeiras das empresas estão no limite e para se manterem a funcionar e a cumprir com os seus compromissos têm de ter acesso a novos apoios”, alerta.

O Turismo tem sido uma das atividades mais afetadas pela pandemia Covid-19 e, de acordo com as previsões da CTP, em 2020 as quebras nos vários indicadores irão rondar os 70%.