Notícias



"A pandemia não suspende a democracia": Governo faz apelo ao voto antecipado nas presidenciais (e é preciso levar caneta)
www.expresso.pt/presidenciais-2021/2021-01-10-A-pandemia-nao-suspende-a-democracia-Governo-faz-apelo-ao-voto-antecipado-nas-presidenciais--e-e-preciso-levar-caneta-


Até meio da tarde deste domingo já havia 20.248 inscrições para o voto antecipado em mobilidade, que pode ser pedido até dia 14 de janeiro para quem não estiver em lares nem estiver infetado com covid. Portugueses em isolamento profilático por estarem infetados e idosos em lares também vão beneficiar de medidas para o voto antecipado.

O tempo é de urgência e de emergência porque os números covid estão a subir - casos, mortes, internamentos - mas as eleições presidenciais de 24 de janeiro vão mesmo realizar-se. E há medidas novas.

Vamos por partes: Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, apresentou este domingo o que muda e avisou - é preciso levar caneta para votar porque as canetas pessoais podem evitar que o vírus se transmita se houver uma caneta única na hora de votar.

Outra mudança confirmada: há alargamento do voto antecipado em mobilidade e não é preciso invocar qualquer causa especial para o fazer. Basta irAQUIa partir deste domingo e até dia 14 para que qualquer pessoa (desde que não esteja infetada, vamos já lá) de qualquer município português possa votar antecipadamente - e esse voto será feito no dia 17, uma vez confirmada a inscrição. Até este domingo pelas 19h já havia 20.248 inscrições.

"A pandemia não suspende a democracia", frisou Eduardo Cabrita, e "o Governo e a Assembleia da República tomaram as medidas administrativas necessárias" para que os portugueses "possam votar em segurança". Outra dessas medidas é a existência de "mais mesas de voto -para se evitar concentrações e filas" para que ir votar seja "tão seguro como ir à escola e mais seguro que ir a um supermercado ou a um restaurante", sublinhou o ministro.

Também há voto antecipado para eleitores em confinamento obrigatório por estarem infetados com covid: "Aqueles que até ao dia 14 de janeiro integrarem uma lista de isolamento profilático elaborada pelas autoridades de saúde podem entre dia 14 e 17 pedir voto antecipado". Para o efeito devem ir AQUI mas só a partir de dia 14 e até ao referido dia 17, porque até lá só pode pedir voto antecipado em mobilidade quem não está em isolamento derivado de infeção.

Quem estiver nesse isolamento profilático e fizer o tal pedido entre dia 14 e 17 vota entre dia 19 e 20. "Terá apoio da equipas municipais e policiais, que se deslocam a um local estabelecido pelas autoridades de saúde, local esse que pode ser em casa do eleitor, um local público ou qualquer outro local definido pelas autoridades de saúde", detalhou Eduardo Cabrita. "O voto será recolhido com garantia de segurança - e o voto será desinfetado."

Os idosos em lares vão ser equiparados a cidadãos em isolamento profilático e podem manifestar o pedido de voto antecipado AQUI- mas também só o podem fazer entre 14 e 17 de janeiro, porque até lá, como já foi referido acima, só pode fazer esse pedido quem não estiver em lares nem estiver em isolamento.

Se tiver mais dúvidas consulte ESTE artigo multimédia do Expresso.