Notícias



Gasóleo e gasolina vão alargar diferença para 20 cêntimos. É a maior desde 2019
JORNAL DE NEGÓCIOS


A diferença entre o preço dogasóleo simples e da gasolina simples 95 será de quase 20 cêntimos por litro a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro, altura em que serão atualizados os preços nas bombas em Portugal.

Isto porque nesse período, o preço do gasóleo simples deverá sofrer uma redução em torno de 2 cêntimos por litro para os 1,248 euros, nesta que será a primeira descida de preços em nove semanas.
á o preço da gasolina simples 95 tem margem para um aumento de cerca de 2 cêntimos para os 1,443 euros por litro, estando o preço a subir há dez semanas seguidas.

Assim, será preciso recuar até meados de junho de 2019, para encontrar uma diferença de preços tão grande. Na semana começada a 3 de junho desse ano, a diferença entre os dois era também de cerca de 20 cêntimos.



Os cálculos têm por base aevolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bombadependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia(DGEG).

Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).

OGoverno português fixou a taxa de carbono para 2021, bem como o valor a pagar pelos consumidores por cada litro de gasolina e gasóleo.

De acordo com o decreto-lei publicado, a taxa do adicionamento sobre as emissões vai passar de 23,619 euros por tonelada de CO2 para 23,921 euros por tonelada de CO2.