Notícias



PORTUGAL NO TOP 10 DE MERCADOS INTERNACIONAIS PARA BILBAO BIZKAIA
PUBLITURIS


Desde o passado dia 12 de dezembro, que os estabelecimentos hoteleiros e os restaurantes da comunidade autónoma do País Basco puderam reabrir as portas e voltar a receber clientes. Esta foi uma das medidas implementadas pelo governo basco tendo em conta os números mais positivos no que à situação pandémica diz respeito.
Contudo, as medidas agora em vigor não aligeiram o cuidado que os residentes e os visitantes devem ter no destino. O uso obrigatório de máscara em qualquer espaço público, o distanciamento físico, o recolher obrigatório entre as 22h00 e as 06h00 mantêm-se. Apesar de nos encontrarmos em mês de celebrações natalícias, o governo decidiu cancelar todos os eventos de natal, espectáculos e atividades multitudinárias.
Depois de um verão no qual o destino Bilbao Bizkaia recebeu apenas 242.346 visitantes, menos 63,62% do que em 2019, dos quais 78% eram turistas espanhóis e apenas 22% estrangeiros, o destino prepara-se para recuperar o crescimento que registava na última década.
Juan Baliño Gangoiti, responsável pela Promoção Exterior do Turismo de Bilbao, explica ao Publituris que,além de adotar as medidas standard de segurança e prevenção, as delegações turísticas do destino “contam com o selo ICTE relativo à qualidade turística, que garante que foram adoptadas medidas para a redução de contágios durante visitas turísticas”. São também incentivadas as consultas de folhetos informativos digitais e interativos com informação do destino e atual situação.
O responsável refere que o Turismo de Bilbao Bizkaia esperava retomara atividade turística já neste final de ano, mas “infelizmente a situação sanitária global não o permitiu”. Porém,Juan Baliño Gangoiti mostra-se confiante, sustentado pelos avanços recentes e pela campanha de vacinação que decorre por toda a Europa. Estes dados recentes levam o responsável a perspetivar que no verão de 2021 os atores turísticos do destino vão estar“preparados e abertos para receber turistas, pelo menos europeus”.

Tendências
A atividade turística e as próprias preferências dos turistas mudaram significativamente, aponta o responsável. “As estatísticas deste verão de 2020 refletem uma tendência crescente de escolher destinos próximos, evitando viagens longas e optando por viajar com o veículo próprio”, descreve JuanBaliño Gangoiti, acrescentando que estas também foram as preferências do mercado português que também optou por viagens curtas, além de que “o seu gasto médio é inferior à média europeia, em parte devido à eleição de alojamentos de categoriainferior ao que seria habitual”.
Para o responsável, as grandes capitais que anteriormente “concentravam o grosso da atividade turística”serão agora “menos povoadas, de forma a evitar grandes aglomerações,com a consequente deslocação dosturistas para zonas costeiras, para ointerior e zonas de montanha, que ofereçam mais espaço, natureza e ar livre”.

Mercados
Apesar de França e da Alemanha liderarem o top de mercados internacionais para o destino, o mercado português assumiu, em 2019, uma posição no top 10. Portugal posicionou-se em 2019 no posto número 9 entre29 mercados, no que diz respeito ao número de chegadas de turistas a Bilbao Bizkaia, contabilizando um total de 22.695 visitantes. Já entre janeiro e agosto de 2020, “um período no qual se registou uma descida generalizada em todos os mercados emissores”,Portugal posicionou-se como o sexto mercado com o maior número de visitantes enviados a Bilbao Bizkaia,registando-se um total de 5.097 turistas no destino com nacionalidade portuguesa.
O mercado português consolida-se assim como “um mercado de grande importância para o turismo da região,por um lado devido à sua proximidade e facilidade de acesso, mas também pela afinidade cultural e linguística”, salienta o responsável.
Entre as preferências dos portugueses está a metrópole de Bilbao, para visitar, fazer compras e conhecer a cidade, além de provar a gastronomia local. Visitar e conhecer a zona costeira, com as suas vilas de pescadores,praias e paisagens, ou descobrir a Bizkaia Interior e Rural encontram-se também entre as preferências dos portugueses, que demonstram ainda apetência para o ‘touring’.
Apesar de não ter nenhuma campanha específica para o mercado português, o Turismo de Bilbao Bizkaia prepara a realização de um evento integral para a promoção do destino Bilbao Bizkaia em mercados de proximidade e países prioritários, entre os quais se encontra Portugal. “O evento em questão foi batizado como MatchBilbao Bizkaia e constará de três etapas que se irão sucedendo ao longo de 2021, começando por duas ações-eventos digitais que vão oferecer espaços de interação e promoção paraatrair a agentes e profissionais daintermediação turística, para que conheçam a oferta de Bilbao Bizkaia epossam interagir com o setor turísticolocal. O evento culminará no final de 2021, com umas jornadas presenciai sem Bilbao Bizkaia”, adianta Juan Baliño Gangoiti.
Mas, paralelamente, e em linha comas restantes ações promocionais, o Turismo Bilbao Bizkaia espera manter “uma relação estreita” com os meios de comunicação e profissionais de turismo portugueses através da organização de viagens de familiarização ao destino no início do próximo ano.