Notícias



Governo pondera tomar já medidas mais duras para travar a covid-19
JORNAL DE NEGÓCIOS


O Governo poderá decidir, na reunião desta quinta-feira de Conselho de Ministros, a adoção de medidas mais restritivas para travar a covid-19, sabe o Negócios.

Uma decisão final será tomada em função da ponderação da situação que está a ser realizada pelos epidemiologistas. O número de infetados registado esta quarta-feira, 10.027 casos, fez soar os alarmes.

Caso esta trajetória se mantenha e esta quinta-feira se atinja, por exemplo, os 12 mil infetados, é praticamente garantido que os epidemiologistas irão recomendar medidas adicionais para combater a pandemia, até pela pressão crescente que existe sobre o Serviço Nacional de Saúde.

O Governo tem duas hipóteses em aberto. A de manter as atuais medidas até ao próximo dia 15 de janeiro, ou de avançar com medidas mais duras. Entre o cardápio de endurecimento das restrições contam-se a redução dos horários de comércio, os quais passariam a fechar às 15H30, ou maiores restrições à circulação. A última medida, a mais radical e que o Governo liderado por António Costa tentará a tudo o custo evitar, passa pelo encerramento das escolas.

Todavia, segundo o Negócios apurou, esta possibilidade estará também cima da mesa na reunião desta quinta-feira do Conselho de Ministros. E, também aqui, a opinião dos epidemiologistas será fundamental para balizar as decisões a serem tomadas pelo Executivo.