Notícias



Observatório da Mobilidade prestes a tomar forma
eurotransporte


A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) assinou o contrato de aquisição e implementação da infra-estrutura tecnológica de suporte ao sistema de Business Intelligence do Observatório dos Mercados da Mobilidade, Preços e Estratégias Empresariais (Observatório).

A escolha do prestador de serviços resultou de um concurso público internacional limitado por prévia qualificação realizado durante 2020, cujo consórcio vencedor foi a MEO - Serviços de Comunicações e Mulimédia, SA com a Gianstep, Lda. O projecto terá uma duração máxima de 18 meses, com finalização prevista para Junho de 2022.

A nova plataforma de suporte ao Observatório, de natureza transversal a todas as unidades orgânicas da AMT, permitirá:

  • Robustecer o processo de tomada decisão da AMT, enquanto Regulador Económico Independente;
  • Facilitar e maximizar as interacções e todo o processo de recolha, tratamento e análise da informação transmitida entre a AMT e os agentes económicos e entidades públicas;
  • Suportar o desenvolvimento de políticas públicas, na medida em que divulgará de forma sistemática, periódica e actualizada informação estatística, estudos, relatórios, inquéritos e outra informação relevante.

Com o Observatório será possível, de forma mais imediata a sistemática, obter e divulgar informação sobre, entre outros, o funcionamento dos mercados, as dinâmicas de constituição de preços e tarifas, a eficiência e performance das entidades reguladas e respetivas interações, bem como as relações e os impactos deste ecossistema sobre as políticas públicas nomeadamente no que refere à sustentabilidade ambiental, energética e social.

Com a assinatura deste contrato iniciam-se os trabalhos de Desenho Técnico e implementação da Solução Tecnológica que vai dar suporte ao Observatório de que se destaca a criação de umaData Warehouse, possibilitando, através de ferramentas deData Mining, a análise e tratamento dos dados de todo o Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes.

A relevância e a importância deste projecto de âmbito nacional, foram expressamente reconhecidas pela Agência para a Modernização Administrativa, através da aprovação do cofinanciamento, com cerca de 57% do valor do global do projecto, pelo Fundo Social Europeu, enquadrando-o no Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública.

Desta forma, a AMT também se alinha com as recomendações da Comissão Europeia, no sentido da promoção da digitalização do sector da mobilidade, como um fator crítico para a implementação de uma Mobilidade Eficiente, Inclusiva e Sustentável em toda a União Europeia.