Notícias



TURISMO DE PORTUGAL LANÇA NOVA FORMAÇÃO GRATUITA E ONLINE PARA PROFISSIONAIS DO SETOR
PUBLITURIS


O Turismo de Portugal vai lançar, a 9 de dezembro, o Programa Upgrade, uma formação gratuita com foco na transformação digital e na sustentabilidade, que é dirigida aos profissionais do setor e que vai decorrer através da Academia Digital do Turismo de Portugal.

“Esta é mais uma aposta do Turismo de Portugal na capacitação do setor, desta vez com uma formação destinada a pequenas e muito pequenas empresas, de forma a adquirirem conhecimentos e competências que lhes permitam preparar o futuro, estruturando os seus negócios com novas propostas de valor, mais sustentáveis e capazes de responder às exigências futuras da indústria turística”, explica o Turismo de Portugal em comunicado.

Este programa visa a partilha de conhecimentos que permitam aos profissionais alavancar a sua transformação digital, “alicerçada no modelo de negócio de cada empresa, e definir caminhos de sustentabilidade que adicionem valor às pessoas e aos territórios onde estão integradas, reforçando o papel de liderança do setor do turismo na dinâmica da economia local e nacional, na preservação e regeneração dos recursos e na criação de modelos de trabalho mais justos e inclusivos”.

O Programa Upgrade está estruturado em dois percursos que se complementam e que podem ser realizados em simultâneo, em paralelo ou parcialmente, à medida da disponibilidade e interesse de cada profissional, e conta com uma estrutura flexível que se ajusta às necessidades e disponibilidade dos participantes.

Ao participar neste Programa, as empresas podem ainda obter financiamento junto do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, no âmbito do Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva de Atividade.

O percurso de capacitação digital tem a duração de 116 horas e vai melhorar as competências digitais dos profissionais do setor, nomeadamente ao nível da “literacia digital até às competências mais exigentes do Marketing Digital, que potenciem uma transformação digital intrínseca e geradora de valor para os negócios e para as pessoas”, refere o Turismo de Portugal.

Já o Upgrade Sustentabilidade totaliza 80 horas formativas e vai contribuir para a criação de uma cultura de valor e de inovação sustentável, através da integração de boas-práticas de sustentabilidade nos seus três pilares: ambiental, económica e social.

O Turismo de Portugal lembra que, “de acordo com as orientações globais da Organização Mundial do Turismo, definidas pelo Comité Global de Crises de Turismo, a recuperação responsável do setor, após a pandemia de COVID-19, permitirá que este retome a atividade ainda mais forte e mais sustentável”, motivo pelo qual foi lançado o Plano Turismo + Sustentável 20-23, que se encontra em consulta pública até 26 de janeiro e que visa estruturar uma oferta cada vez mais sustentável.